2 de julho de 2010

Uruguai vence nos pênaltis, avança para as semi finais e despacha o último africano pra casa

Apesar do apoio de todo o continente africano a favor de Gana, foram os ‘visitantes’ que dominaram a partida no início do primeiro tempo. O Uruguai explorava as jogadas aéreas, como no lance em que Mensah desviou contra a sua própria meta após escanteio e Kingson mostrou reflexo para espalmar.

Aos 25min, Forlán arriscou de fora da área e o goleiro africano se esticou para colocar a bola para escanteio, o quinto dos sul-americanos já na metade do primeiro tempo.

Quando Gana teve a primeira oportunidade de lançar para a área em bola parada, o gol quase saiu. Vorsah cabeceou rente à trave direita de Muslera. Logo depois, Boateng fez bela jogada pela direita , deu um drible da vaca e tocou para Gyan chutar. Desta vez tirou ‘tinta’ da trave esquerda do Uruguai.

Depois de serem ameaçados pelo ataque rival, os bicampeões do mundo se assustaram com duas lesões com seus jogadores. Primeiro o capitão Diego Lugano, ex-zagueiro do São Paulo, deixou o jogo com dores no joelho direito. Depois, Fucile desmaiou ao cair feio no chão de cabeça. Ele se recuperou em seguida.

Os africanos melhoraram na partida e pareciam mais próximas do primeiro gol. Aos 44, Boateng protagonizou um belo lance ao completar cruzamento de Inkoom da direita com um voleio. A bola passou por cima do gol.

Nos acréscimos, finalmente a bola foi para a rede. O meia Muntari, da Internazionale, reserva da seleção até então, chutou de longe, com efeito. O goleiro Muslera, mal colocado, não chegou a tempo.

Uruguai voltou para o segundo tempo sabendo que teria de enfrentar na etapa final uma fechada equipe de Gana. Para o alívio da ‘Celeste’, Diego Forlán empatou de falta já aos 9 minutos. O maestro do time cobrou com efeito e complicou Kingson.

Com tudo igual, as chances começaram a surgir para os dois lados. Gyan chutou rasteiro da esquerda após contra-ataque e exigiu boa defesa de Muslera. Na sequência, Forlán cruzou da esquerda e Suárez, livre dentro da área, completou para fora. Suárez também não encontrou o gol depois de receber bom passe de Lodeiro e chutar alto. Kingson mandou para escanteio.

A partida foi para a prorrogação, a segunda seguida dos ganeses, que venceram o Estados Unidos por 2 a 1 na fase anterior. Os uruguaios não estavam menos cansados e os 30 minutos complementares foram 'arrastados'. Foram poucas as chances para evitar que o duelo fosse para os pênaltis.

Ainda assim, no segundo tempo da prorrogação Forlán chutou bola perigosa por cima do gol dentro da área e Maxi Pereira teve que tirar em cima da linha depois de Gyan trombar e conseguir tocar para o gol. No finalzinho, Boateng cabeceou da pequena área e arrancou suspiros dos uruguaios.

Quando a decisão parecia destinada aos pênaltis, Suárez tirou cabeçada de Appiah que ia para o gol com a mão no último lance, foi expulso e cometeu pênalti. Gyan teve nas mãos a chance de colocar a África nas semis pela primeira vez, mas acertou o travessão e desperdiçou o sonho do continente.

Nas penalidades Mensah e Adyiah pararam em defesa de Muslera e o botafoguense. Maxi Pereira também errou ao mandar bola 'nas nuvens'. Mas 'Loco Abreu' deu uma cavadinha para dar o triunfo aos uruguaios na cobrança final.

Créditos : Espn Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário