8 de outubro de 2010

Special Selections World - Croácia

Seleção Croata – Curiosidades e Estatísticas


Goleadas

As vitórias com maior número de gols da Croácia foram por 7 a 0, e as vitimas foram Andorra, em 2006, e Austrália, em 1998. Já as maiores derrotas dos croatas foram num amistoso em 1994, contra a Eslováquia (4 a 1), e em uma partida válida pela Eurocopa em 1996 contra Portugal (3 a 0) e na humilhante goleada em casa para a Inglaterra, por 4 a 1.

Sucesso desde cedo



Poucas seleções nacionais foram tão bem-sucedidas no inicio de sua caminhada pelo futebol como a Croácia. Após tornar-se um país independente da Iugoslávia, a Croácia, em sua primeira competição, a Eurocopa 1996, alcançou as quartas de final do torneio ; em 1998, ficou em terceiro lugar na Copa do Mundo, ocasião em que ficou conhecida como “a geração de ouro”. Desde 1993, quando o país pôde participar de competições internacionais, a seleção croata classificou-se para todas as Copas do Mundo (exceto a de 2010), e tendo ficado de fora de apenas uma Eurocopa.

Especialistas em exportação



Quase todos os jogadores que compõe o elenco da seleção croata jogam em clubes do exterior. Dos 23 selecionados contra a Romênia, em fevereiro de 2009, apenas cinco atuavam em clubes do país.

Recordista



Dario Simic, com 110 partidas disputadas pela seleção, antes de se aposentar em 2008, foi o jogador que mais atuou por seu país, superando Robert Jarni, que atuou em 81 jogos pela Croácia.

Dinamo, a potência


O Dinamo Zagreb é o clube mais popular do país, com algo entre 33% e 36% da população de torcedores, segundo o próprio clube. Em 1992, a agremiação, sob críticas, mudou seu nome para HAK-Gradanski. E no ano seguinte, foi feita mais uma modificação: desta vez, passou a se chamar Croácia Zagreb. Tais mudanças eram vistas, claramente, como jogadas políticas, e nunca foram aceitas pelos verdadeiros torcedores do clube, que continuaram a chamar o clube de Dinamo, tanto em seus cantos como em suas bandeiras.

Maiores Artilheiros



1 - Davor Suker - 45 gols
2 - Darijo Srna - 17 gols
3 - Goran Vlaovic - 16 gols
4 - Nico Kovac - 15 gols
5 - Eduardo da Silva - 13 gols

Nenhum comentário:

Postar um comentário