Seleção Australiana – Curiosidades e Estatísticas
Cahill Faz História
O jogador da Austrália Tim Cahill fez o primeiro gol da história de sua seleção na Copa do Mundo.
Em desvantagem no placar, ele empatou a partida contra o Japão aos 39 minutos do segundo tempo, no dia 12 de junho de 2006, em Kaisersleutern. Cinco minutos depois, Cahill balançou as redes outra vez e John Alosi deu números finais á partida, nos acréscimos, totalizando 3 a 1 – a única vitória da equipe na competição.
Na seqüência, a Austrália perdeu para o Brasil por 2 a 0 e empatou em 2 a 2 com a Croácia, resultado que lhe garantiu a classificação para a fase seguinte.
Recorde De Público
O recorde de público da seleção australiana em casa é 95.103 espectadores na partida contra a Grécia, disputada no campo de críquete de Melbourne, no dia 25 de maio de 1996.
A Austrália venceu o jogo preparatório para a Copa do Mundo por 1 a 0, graças ao gol de Josip Skoko.
A Primeira Participação Na Copa
Em 1974, a Austrália obteve sua primeira classificação para a Copa do Mundo. Na campanha das eliminatórias, os australianos eliminaram o Iraque, Nova Zelândia, Indonésia e Irã, antes de enfrentar a Coréia do Sul nas partidas de ida e volta que definiram a vaga.
Na Austrália, empate por 0 a 0. No jogo de volta, na Coréia, outro empate: 2 a 2. Assim, a disputa teve de ser decidida com um terceiro jogo, em Hong Kong , onde Jimmy Mackay marcou, de falta, o gol que deu a vitória á Austrália.
Quem Mais Atuou Pela Seleção
1 – Alex Tobin – 87 jogos
2 – Paul Wade – 84 jogos
3 – Tony Vidmar – 76 jogos
4 – Brett Emerton – 69 jogos
5 – Mark Schwarzer – 64 jogos
6 – Peter Wilson – 64 jogos
7 – Attila Abonyi – 61 jogos
8 – John Kosmina – 60 jogos
9 – Stan Lazaridis – 60 jogos
10 – Scott Chipperfield – 59 jogos
11 – Milan Ivanovic – 59 jogos
Maiores Artilheiros
1 – Damian Mori – 29 gols
2 – John Aloisi – 27 gols
3 – John Kosmina – 25 gols
4 – Attila Abonyi – 25 gols
5 – Archie Thompson – 21 gols
6 – David Zdrilic – 21 gols
7 – Graham Arnold – 19 gols
8 – Ray Baartz – 18 gols
9 – Gary Cole – 17 gols
10 – Aurelio Vidmar – 17 gols
Kewell, O Maior
Harry Kewell, nascido em 22 de setembro de 1978, é considerado pela maioria dos torcedores o melhor jogador da Austrália de todos os tempos.
O ala esquerdo já marcou 13 gols em 39 partidas pela seleção, incluindo o gol do empate contra a Croácia que levou os australianos ás oitavas de final da Copa do Mundo de 2006.
Nos clubes, Kewell tem uma carreira vitoriosa por onde passou: Leeds United, Liverpool e Galatasaray. Outro feito do atleta é ser o único jogador australiano a conquistar a Liga dos Campeões da Europa, com o Liverpool, em 2005.
Recorde Australiano Até Nos Pênaltis
A Austrália é a única seleção do mundo que se classificou para uma edição da Copa do Mundo após uma decisão de pênaltis – na repescagem, em novembro de 2005.
Na primeira partida, disputada em Montevidéu, no Uruguai, os australianos perderam por 1 a 0. No jogo de volta, o gol de Marco Bresciano igualou o resultado agregado em 1 a 1, que permaneceu o mesmo após a prorrogação.
O goleiro Mark Schwarzer fez duas defesas cruciais e levou a sua equipe á vitória por 4 a 2, com John Aloisi acertando a cobrança decisiva.
o uniforme é liiiiiindo *-----*
ResponderExcluirAh, não curto muito futebol ):
ResponderExcluirMesmo assim estou seguindo seu blog, pq adorei a organização ^^
Excelente post, muitas curiosidades legais, como recorde de público, entre outros. E de fato, o Kewll foi o melhor deles, ótimo jogador.
ResponderExcluirAbraço.
otimo post
ResponderExcluirvc so esqueceu de dizer, que o Cahill é alem de bom jogador, muito gato! hahaha
beijo