11 de julho de 2010

FIFA premiou melhor goleiro, chuteira de ouro e bola de ouro da Copa


O uruguaio Diego Forlán, autor de cinco gols em sete jogos na Copa do Mundo da África do Sul, foi eleito o melhor jogador da competição, e é o vencedor da Bola de Ouro entregue pela Fifa.

O vencedor foi eleito pelos membros da imprensa, que tiveram até o apito final da decisão para votar. Forlán teve 23,4% dos votos, e assegurou a Bola de Ouro. O holandês Wesley Sneijder, com 21,8%, ficou com a prata.

Campeão do mundo, o espanhol David Villa ficou com 16,9% dos votos dos jornalistas e ganhou a Bola de Bronze. Os três premiados fizeram cinco gols e terminaram na frente na artilharia da Copa, ao lado do alemão Thomas Müller, eleito o jogador revelação do torneio.

Müller também ganhou o prêmio Chuteira de Ouro, no critério de desempate em relação aos seus concorrentes na artilharia da Copa. Além dos cinco gols, o alemão fez três assistências, e teve menos minutos de jogo do que Villa e Sneijder, segundo e terceiro colocados, respectivamente.

Já o prêmio de melhor goleiro da Copa foi para o espanhol Iker Casillas, que fez defesas importantes durante a vitória por 1 a 0 sobre a Holanda na final, e levantou a taça com o capitão do time.

Desde que o prêmio Bola de Ouro foi criado, em 1982, esta é a primeira vez em que o vencedor do troféu de melhor jogador da Copa está fora do pódio. O Uruguai terminou a competição em quarto lugar, depois de perder o jogo de consolação por 3 a 2 para a Alemanha.

Até então, a única vez que a honra havia sido entregue a um jogador que não disputou a final foi em 1990, quando o italiano Schillaci foi agraciado depois de ajudar a seleção anfitriã a terminar em terceiro lugar.

Créditos : Uol Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário