24 de agosto de 2010

Braga derrota Sevilla e se classifica para a fase de grupos da Champions League


Uma semana para o Sevilla apagar de sua memória. Depois de ser massacrado pelo Barcelona (4 a 0) e perder a decisão da Supercopa da Espanha no último sábado, a equipe andaluz foi eliminada da Liga dos Campeões nesta terça-feira pelo modesto Braga após ser derrotada por 4 a 3, em casa, levando três gols do pouco conhecido Lima, ex-jogador do Paysandu e Santos. Na partida de ida, o time de Luis Fabiano, que anotou um dos tentos da equipe andaluz, já havia perdido o duelo de ida por 1 a 0.

Sem ter nada com a péssima fase do rival, a equipe portuguesa recheada de brasileiros (além de Lima, outros nove estiveram em campo, entre eles, o ex-corintiano Felipe e o matador Matheus, que balançou as redes nos dois confrontos diante do Sevilla), comemora sua primeira participação na fase de grupos da Champions. O sorteio das chaves acontece na próxima quinta.

Sevilla começa pressionando

Disposto a reverter a vantagem, o Sevilla iniciou a partida no estádio Ramón Sanchez-Pizjuán pressionando o adversário em seu campo. E, logo no primeiro minuto, balançou as redes com Kanouté. No entanto, o tento foi anulado devido a um impedimento claro do malinês.

Mas, aos poucos, o Braga conseguiu sair da blitz andaluz e buscava jogadas de ataque com os brasileiros Alan, Matheus e Paulo César. O Sevilla voltou a incomodar aos 16. Luis Fabiano, de cabeça, criou boa chance após uma saída ruim de Felipe. No entanto, a bola saiu por cima do travessão.

Fechado atrás, o Braga explorava os contra-ataques e, em um deles, chegou ao primeiro gol. Paulo César fez bela jogada pelo meio, deu uma caneta em Fazio e chutou rasteiro. O goleiro Palop soltou e, no rebote, o sergipano Matheus, que já havia anotado no jogo de ida, fez a festa dos cerca de 1.000 portugueses que viajaram a Sevilha aos 31 minutos.

Aos 42, o marfinense Zokora, do Sevilla, e Luis Aguiar, do Braga, quase chegaram as vias de fato após uma entrada mais dura do primeiro. No entanto, ambos só receberam amarelo.

Braga aumenta, mas Felipe falha

No segundo tempo, o Sevilla tentava encurralar o Braga, mas não produzia muitas chances claras de gol. Para piorar as coisas para os anfitriões, a equipe lusitana chegou ao segundo gol aos 13 minutos em um lance todo brasileira. Leandro Salino, ex-Flamengo, deu passe para Matheus que, após uma autêntica jogada de ponta, cruzou para o paraense Lima escorar.

No entanto, no minuto seguinte, Luis Fabiano diminuiu em uma falha bisonha de Felipe que, ao tentar encaixar a bola, permitiu o gol em um chute fraco do ex-são-paulino.

Com o 2 a 1 contra, o Sevilla se lançou desesperado ao ataque já que precisava de mais três gols para conseguir a vaga. Aos 21, Navas, que já havia carimbado a trave instantes antes, deu belo chute cruzado, mas Felipe se redimiu da bobeada diante do Fabuloso e fez bela defesa.

Muitos gols nos instantes finais

Insistente, o time espanhol chegou a empatar aos 38 com Jesus Navas, em um chute sem defesa para Felipe. A reação, entretanto, acabou logo depois. Lima recebeu belo passe na frente, o goleiro Palop saiu da área e o brasileiro com toque sutil fez 3 a 2 para o Braga. Aos 41, o atacante voltou a fazer mais um. Kanouté ainda descontou nos acréscimos, mas já era tarde. Primeira derrota do Sevilla para uma equipe portuguesa em seu estádio e festa do Braga.

Em outro jogo desta terça-feira, o RB Salzburg, do atacante Alan (ex-Fluminense) foi eliminado pelo Hapoel Tel-Aviv que, em casa, assegurou o empate de 1 a 1. No placar agregado, a equipe da capital de Israel fez 4 a 3 (venceu a partida de ida por 3 a 2, na Áustria).

Confira os resultados dos playoffs da Liga dos Campeões

* em parênteses, o placar agregado

** classificados em negrito

Terça-feira

Hapoel Tel-Aviv 1 x 1 RB Salzburg (4 x 3)

Sheriff 0 x 3 Basel (0 x 4)

Anderlecht 2 x 2 Partizan (4 x 4)

Sevilla 3 x 4 Braga (3 x 5)

Sampdoria 3 x 2 Werder Bremen (4 x 5)

Quarta-feira

Copenhague x Rosenborg

Zilina x Sparta Praga

Tottenham x Young Boys

Auxerre x Zenit

Ajax x Dínamo de Kiev

Créditos : Globo Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário