24 de junho de 2010

Paraguai empata com invicta Nova Zelândia e passa em 1° no grupo enquanto Itália da vexame e deixa escapar vaga para a Eslováquia

Jogando com o regulamento em baixo dos braços, o Paraguai não saiu de um empate sem gols com a Nova Zelândia. O resultado garantiu os sul-americanos nas oitavas de final e, com a derrota da Itália para a Eslováquia, os paraguaios ainda avançam com o primeiro lugar do grupo F.

O avanço paraguaio como líder do grupo F volta a confirmar a boa fase das seleções sul-americanas na Copa do Mundo. Até agora quatro dos cinco países da América do Sul já confirmaram a vaga, e três passam como líderes de seus grupos. O Brasil, que já se assegurou nas oitavas, e o Chile, o único que ainda não garantiu o avanço, jogam por empates para também terminaram a fase inicial nas primeiras colocações de suas chaves.

Já a Nova Zelândia deixa a Copa com a cabeça erguida. Em um país onde o futebol é amador e o principal esporte é o rúgbi, a seleção nacional conseguiu se classificar para o torneio após 28 anos, se aproveitando da saída da Austrália para as eliminatórias asiáticas, e termina sua participação sem nenhuma derrota e com empates surpreendentes, como contra a Itália.

O jogo ainda marcou a despedida da cidade de Polokwane da Copa do Mundo. Construído especialmente para o evento, o estádio Peter Mokaba não atende as exigências para abrigar partidas das fases seguintes e deve ser o primeiro “elefante branco” da África do Sul, já que não há nenhum time de futebol, rúgbi ou críquete, esportes de preferência dos sul-africanos, na região.

A seleção italiana foi eliminada nesta quinta-feira da Copa do Mundo de forma drámatica. Após empate com Paraguai e Nova Zelândia na primeiras rodadas, a Itália foi derrotada pela Eslováquia por 3 a 2, sendo eliminada ainda na primeira fase do Mundial pela primeira vez desde 1974. As duas vagas nas oitavas de final do grupo F ficaram com o Paraguai e a própria Eslováquia, estreante em Copas.

Mesmo com as entradas de Gattuso e Di Natale, a Itália só foi pressionar os eslovacos no segundo tempo, com Quagliarella em campo. A Eslováquia não foi brilhante, mas convertou as oportundiades que teve para assegurar a vitória.

O primeiro gol da vitória veio de uma falha na saída de bola italiana. De Rossi passou errado, e Vittek teve liberdade na entrada área para anotar para os eslovacos. No segundo tempo, Hamsik chutou rasteiro para a área e mais uma vez Vittek completou para o gol.

Na sequência, Di Natale diminiu para os italianos. Kopunek, que havia acabado de entrar, fez o terceiro para os eslovacos, aos 44. Os italianos não desistiram, continuaram pressionando e Quagliarella, de cobertura, diminui nos acréscimos.

Com a vitória eslovaca e o empate sem gols entre Paraguai e Nova Zelândia, os paraguaios se classificam como primeiros da chave, com cinco pontos. A Eslováquia, com quatro, ficou com a segunda posição. A Itália, com apenas dois pontos, ficou na lanterna do grupo, atrás até da Nova Zelândia, que acabou com três.

Créditos : Espn Brasil

2 comentários:

  1. O grande destaque ctz vai pra vexame italiano,não esperava

    ResponderExcluir
  2. com toda crteza o vexame da copa foi da Itália, juntamente com a França ; decepcionaram

    ResponderExcluir