20 de junho de 2010

Fabuloso desencanta, Brasil vence e passa para as oitavas de final faltando ainda uma rodada

Luis Fabiano desencantou na Copa, quebrou um jejum de seis jogos sem marcar e liderou a seleção brasileira na vitória por 3 a 1 sobre a Costa do Marfim, a segunda neste Mundial. O atacante marcou dois golaços neste domingo no Estádio Soccer City, em Johanesburgo, um deles com direito a dois chapéus e duas dominadas na mão, e Elano completou a vitória. O destaque marfinense, Didier Drogba, fez de cabeça o gol de honra. Kaká melhorou em relação à vitória de estreia contra a Coreia do Norte, mas saiu do jogo expulso aos 42 minutos do primeiro tempo por uma suposta agressão a Keita e não enfrenta Portugal na próxima sexta-feira. Dependendo da avaliação da Fifa, ele pode perder o duelo das oitavas de final.

O time de Dunga é o segundo a selar passagem para a próxima fase. O primeiro foi a Holanda. Caso Portugal e Coreia do Norte empatem nesta segunda-feira, a liderança da chave também estará garantida, já que ninguém igualaria os seis pontos da seleção.

O Brasil também deixa a partida com seu retrospecto contra seleções africanas intacto. A equipe pentacampeã do mundo venceu todos os seis duelos que fez contra times do continente em Mundiais e 24 dos 25 confrontos gerais. O gol de Drogba foi o primeiro feito por uma equipe da África contra a seleção.

Os marfinenses, que fizeram o primeiro encontro da história com a seleção, ainda têm chances de classificação. Com um ponto, precisam vencer a Coreia do Norte na última rodada do Mundial e torcer contra os portugueses no jogo de amanhã e no duelo de sexta-feira com o Brasil.

A seleção fez um péssimo primeiro tempo. Kaká só acertou uma jogada, justamente a que resultou no gol de Luis Fabiano. Com Kaká e o time mais soltos e aproveitando os espaços, no segundo tempo vieram os outros gols. E também vieram as pancadas. Os africanos bateram forte - Elano saiu de campo com dores forte no joelho - e o jogo acabou com confusão entre os jogadores.

Kaká, que nos 2 a 1 de estreia com a Coreia do Norte apresentou-se sem ritmo de jogo, melhorou hoje no Estádio Soccer City, em Johanesburgo. Já Robinho, destaque da partida anterior, caiu de produção. O atacante Drogba, confirmado como titular no time rival somente uma hora antes da partida devido a operação no cotovelo direito, participou da partida com apenas duas cabeçadas, uma perto da trave e outro na rede, e foi o melhor do time.

O jogo

Ao contrário do que aconteceu no confronto de estreia contra a Coreia do Norte, diante dos marfinenses o Brasil teve espaço para jogar. Com um minuto de jogo, a seleção avançou em velocidade com Luis Fabiano e Kaká pelas pontas e Robinho com a bola pelo meio. O jogador do Santos preferiu chutar para gol ao invés de ser vir o atacante do Sevilla, livre na esquerda, e mandou a bola por cima do gol.

Dai em diante, os africanos assumiram o controle da partida, trocaram passes no campo de ataque e sofreram faltas perigosas próximo à área brasileira. Em nenhuma delas, porém, o goleiro Júlio César foi ameaçado. Na frente, Kaká tentava organizar as jogadas do Brasil, mas errava demais.

Mas aos 25 minutos o até então apagado Kaká fez boa jogada e ajudou o Brasil a abrir o marcador. Luis Fabiano deu passe de calcanhar para o meia do Real Madrid passar pela marcação e deixar o centroavante livre dentro da área. O ex-são-paulino chutou forte no alto de Barry. A seleção da Costa do Marfim se ‘encolheu’ depois de tomar o gol. Porém, apesar do domínio, o Brasil falhou ao forçar o jogo pelo lado direito – como já havia acontecido contra os norte-coreanos – e errar passes demais.

Mas logo no início do segundo tempo Luis Fabiano resolveu os problemas da seleção com um gol épico. O centroavante recebeu bola na entrada da área entre três marcadores. ‘Chapelou’ duas vezes, dominou com o braço duas vezes, e chutou rasteiro para marcar seu segundo gol. Depois do lance, o juiz francês Stephane Lannoy perguntou para o jogador se ele havia usado o braço. Diante da negativa do brasileiro, Lannoy deu risada.

Na sequência, o atacante Didier Drogba apareceu na partida pela primeira vez. Dindane cruzou da direita e o atleta do Chelsea cabeceou sem sair do chão. A bola passou raspando na trave esquerda de Júlio César.

A resposta brasileira veio aos 15 minutos, com Kaká. O jogador chutou forte da entrada da área e Barry espalmou. Logo depois, Kaká avançou pela esquerda e cruzou rasteiro para a área. Tiene ‘bobeou’ e Elano chegou antes completando para a rede.

Em um segundo tempo movimentado e com boas chances nos dois lados, o jogo ficou feio quando Tiote acertou a canela de Elano com a sola da chuteira com violência. O meia do Galatasary deixou o campo com muitas dores para dar lugar a Luis Fabiano.

A bola até rolou bonito de novo com chutes perigosos de Maicon e de Romaric. Aos 35, Drogba descontou para os africanos. Yaya Touré dominou na intermediária e, com um belo lançamento, encontrou Drogba livre. O atacante mandou de cabeça com categoria no cantinho esquerdo de Júlio César.

Mas a violência tomou conta dos últimos minutos de partida e os jogadores voltaram a trocar pontapés até o apito final. Até o 'comportado' Kaká entrou na brincadeira. O meia devolveu provocação de Keita e foi mandado para fora. Ele não enfrenta Portugal.

FICHA TÉCNICA BRASIL 3 X 1 COSTA DO MARFIM

Local: Estádio Soccer City, em Johanesburgo (África do Sul)
Data: 20 de junho de 2010 (Domingo)
Horário: 15h30 (de Brasília)
Árbitro: Stephane Lannoy (FRA)
Assistentes: Eric Dansault e Laurent Ugo (FRA)
Cartões amarelos: Tiene, Keita e Tiote (CMA)
Cartão vermelho: Kaká (BRA)
Gols: BRASIL: Luis Fabiano, aos 25min do 1° tempo e aos 5min do 2° tempo e Elano, aos 16min do 2° do tempo COSTA DO MARFIM: Drogba, aos 35 min do 2° tempo

BRASIL: Júlio César; Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos; Gilberto Silva, Felipe Melo, Elano (Daniel Alves) e Kaká; Robinho (Ramires) e Luis Fabiano Técnico: Dunga

COSTA DO MARFIM: Barry; Demel, Kolo Touré, Zokora e Tiene; Yaya Touré, Eboue (Romaric), Tiote; Kalou (Keita), Dindane (Gervinho) e Drogba Técnico: Sven Goran-Eriksson

Créditos : Espn Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário