13 de junho de 2010

Gana vence Sérvia e é primeiro africano a vencer na Copa do Mundo

A partida começou em alta velocidade e sinalizou um duelo movimentado entre as duas equipes. Com menos de um minuto de jogo, Pantelic resolveu arriscar um chute quase do meio-de-campo e por pouco não surpreendeu o goleiro ganês Kingson. A resposta dos africanos veio rápido, aos três minutos, com Annan, que pegou rebote de um cruzamento, na entrada da área, e chutou de primeira, à esquerda do gol de Stojkovic.

Apesar de um começo de jogo muito equilibrado e com forte marcação no meio-de-campo, as melhores chances de gol nos primeiros minutos foram de Gana. Aos 15, a bola sobrou para Boateng pela esquerda após cruzamento para a área, e o jogador ganês arriscou um chute perigoso, cruzado. Zigic, ajudando a defesa, tirou de carrinho. Cinco minutos depois, aos 20, Prince cruzou pela esquerda, mas o goleiro Stojkovic chegou antes de Gyan e evitou o gol africano.

Daí por diante, a única boa chance de tirar o zero do placar ainda no primeiro tempo saiu dos pés do sérvio Kolarov, que quase fez o primeiro gol aos 20 minutos em bela cobrança de falta. Ele chutou colocado, com categoria, e a bola passou rente à trave do gol ganês.

Para o segundo tempo, os dois técnicos, Radomir Antic, da Sérvia, e Milovan Rajevac, de Gana não fizeram nenhuma substituição, e o panorama do jogo se manteve praticamente inalterado: a equipe ganesa muito fechada na defesa e tentando explorar os contra-ataques, como fez na última Copa Africana de Nações, e a Sérvia com dificuldades para chegar ao setor ofensivo. Mas, pelo menos, as chances dos dois times aumentaram bastante.

A primeira oportunidade da etapa complementar aconteceu aos oito minutos, quando Tagoe aproveitou bom cruzamento da direita, ganhou no alto de Vidic, mas cabeceou para fora. Aos 13 minutos, a Sérvia deu sua reposta e também levou perigo ao gol de Kingson: Pantelic arrancou pela esquerda e cruzou para Zigic, mas o “gigante” de 2,02m se complicou com a bola e perdeu a chance.

Aos 30 minutos da etapa final, a Sérvia ficou com um jogador a menos. Lukovic puxou o adversário ganês pelo braço, interrompendo o contra-ataque da seleção africana e, como já tinha cartão vermelho, acabou sendo expulso pelo árbitro argentino Héctor Baldassi. Com dez homens em campo, os sérvios se fecharam ainda mais, mas não evitaram o gol da vitória dos africanos.

E ele veio de pênalti. Aos 40 minutos, após cruzamento na área, o sérvio Kuzmanovic, que havia acabado de entrar, colocou a mão na bola desnecessariamente. Na cobrança, Gyan bateu forte, no meio do gol, sem chances para o goleiro Stojkovic, e definiu a vitória ganesa em Pretória. Foi o segundo gol de Gyan em Copas do Mundo - em 2006, ele já havia marcado o primeiro gol de Gana na competição, diante da República Tcheca.

FICHA TÉCNICA
SÉRVIA 1 X 0 GANA

Local: Estádio Loftus Versfeld, em Pretória (África do Sul)
Data: 13/06/2010 (domingo)
Horário: 11h (de Brasília)
Público: 38.833 torcedores
Árbitro: Héctor Baldassi (Argentina)
Assistentes: Ricardo Casas e Hernan Maidana (ambos da ARG)
Cartões amarelos: Zigic e Lukovic (Sérvia); Vorsah e Tagoe (Gana).
Cartão vermelho: Lukovic (Sérvia).
Gol: Gyan (de pênalti), aos 40 minutos do segundo tempo.

SÉRVIA: Stojkovic, Ivanovic, Lukovic, Vidic e Kolarov; Milijas (Kuzmanovic), Stankovic, Krasic e Jovanovic (Subotic); Zigic (Lazovic) e Pantelic.
Técnico: Radomir Antic.

GANA: Kingson, Pantsil, Vorsah, Jonathan Mensah e Sarpei; Annan, Boateng (Addy), Ayew e Tagoe; Asamoah (Appiah) e Gyan (Owusu-Abeyie).
Técnico: Milovan Rajevac.

Créditos : Espn Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário