23 de junho de 2010

Portugal crava maior goleada dessa Copa em jogo de 7 gols



Nada como enfrentar uma Coreia do Norte aberta e ofensiva para Portugal desencantar na Copa do Mundo da África do Sul. Nesta segunda-feira, sob forte chuva no Estádio Green Point, na Cidade do Cabo, o time do técnico Carlos Queiroz se aproveitou da surpreendente postura ofensiva dos norte-coreanos e goleou por 7 a 0, pela segunda rodada do grupo G.

Além de ampliar a invencibilidade dos portugueses para 17 partidas (não perdem desde novembro 2008, 6 a 2 para o Brasil em amistoso), o resultado deixa a equipe muito perto da classificação às oitavas de final. Portugal agora tem quatro pontos, dois a menos que o líder Brasil e três a mais que a Costa do Marfim (1). A Coreia do Norte ainda não pontuou.

O atacante Cristiano Ronaldo, principal estrela portuguesa, quebrou um jejum longo com a camisa da seleção. A “seca” do jogador do Real Madrid era de 16 meses: foram oito jogos sem marcar, desde a vitória por 1 a 0 sobre a Finlândia, em fevereiro de 2009. Nesta segunda, ele fez um gol e mandou uma bola na trave.

Na terceira e última rodada do grupo G do Mundial, os portugueses têm pela frente justamente a seleção brasileira, na próxima sexta-feira, às 11h (horário de Brasília), em Durban. A Coreia do Norte volta a campo no mesmo dia e horário, mas em Nelspruit, diante da Costa do Marfim. Nesta segunda, os jogadores de Portugal atuaram com uma tarja de luto pela morte do escritor José Saramago.

O jogo

Com as quatro alterações feitas na equipe em relação ao jogo de estreia no Mundial (entraram Miguel, Tiago, Simão Sabrosa e Hugo Almeida, e saíram Paulo Ferreira, Deco, Danny e Liédson), o técnico Carlos Queiroz pôs Portugal no ataque desde o início. E, logo nos primeiros minutos, a tônica da partida ficou clara.

Aos três minutos, Cristiano Ronaldo arrancou com a bola dominada e chutou forte da entrada da área, mas o goleiro Myong-Guk fez boa defesa. Aos cinco, Raul Meireles fez o cruzamento, a defesa norte-coreana falhou, e Ricardo Carvalho fez o giro e chutou sem direção, por cima do gol. Aos sete, outra chance: Meireles lançou Simão, que conseguiu o escanteio; na cobrança, Ricardo Carvalho acertou a trave.

A resposta da Coreia do Norte veio aos 11 minutos de jogo. O artilheiro Jong Tae-se, melhor jogador do time, rolou para Jong-Hyok, que chutou com perigo. A bola passou rente à trave do gol de Eduardo e assustou os torcedores portugueses no Green Point. Um minuto depois, aos 12, Tae-se, em cobrança de falta próxima à área, pegou mal na bola e mandou a Jabulani para as arquibancadas.

O ritmo do jogo não diminuiu na sequência da etapa inicial. Aos 14 minutos, Tae-se foi acionado na área e aproveitou bobeada de Miguel, mas demorou muito para dominar e viu o goleiro português Eduardo chegar mais rápido. Aos 18, Yong Jo disparou em velocidade pela direita e chutou cruzado, forte, mas Eduardo, mais uma vez, salvou Portugal ao espalmar e tirar o perigo.

Mas, aos 28 minutos, os ousados norte-coreanos foram alvos de uma verdadeira “ducha de água fria”, como se já não bastasse a forte chuva que caía sobre o Estádio Green Point. Tiago, que entrou no lugar do luso-brasileiro Deco para a partida desta segunda, fez um lançamento primoroso para Raul Meireles, que tocou com categoria na saída do goleiro Myong-Guk: Portugal 1 a 0.

A seleção norte-coreana sentiu um pouco o gol português, mas, surpreendentemente, não mudou sua forma de jogar – continou com uma postura ofensiva, se abrindo perigosamente aos contra-ataques do adversário. Mas também chegou com perigo. Aos 38 minutos, Pedro Mendes derrubou Nam-Chol na entrada da área, mas, na cobrança, Yong Jô chutou mal e só acertou a barreira.

Massacre na etapa final

No segundo tempo, a primeira oportunidade de gol foi de Portugal e saiu dos pés de Cristiano Ronaldo, que teve uma atuação apagada nos primeiros 45 minutos. O jogador do Real Madrid recebeu a bola pela esquerda, dominou rápido, se livrou da marcação e chutou fraco. Mas o goleiro Myong-Guk “bateu roupa”, soltou a Jabulani e depois se recuperou. Aos cinco, a resposta da Coreia do Norte: em cobrança de falta na entrada da área, Jon Tae-se arriscou o chute, mas Eduardo pegou firme.

Aos oito minutos, mais uma troca rápida de passes foi letal e levou Portugal a praticamente liquidar a partida e ficar perto da classificação às oitavas de final. Miguel iniciou a jogada pela direita, acionou pelo meio Raul Meireles, que rolou para Hugo Almeida. O jogador devolveu para Meireles, que fez o lançamento para Simão Sabrosa tocar na saída do goleiro norte-coreano e fazer 2 a 0.

A Coreia do Norte não teve sequer tempo para se recuperar do segundo gol e já levou o terceiro. Aos dez minutos, Coentrão disparou em velocidade pela esquerda e fez o cruzamento para Hugo Almeida, de cabeça, tocar para as redes: 3 a 0. O massacre da etapa complementar continuou aos 15 minutos, quando Cristiano Ronaldo finalmente desencantou, disparou pela esquerda e rolou para Tiago, que tocou com categoria e fez o quarto gol português no jogo.

Cristiano Ronaldo, que encontrou mais espaços no segundo tempo e cresceu de produção em relação à etapa inicial, quase fez o seu primeiro gol na Copa aos 26 minutos. Ele arriscou um chute forte da intermediária, e a bola explodiu na trave. Na estreia, diante da Costa do Marfim, ele também já havia mandado uma bola no poste.

Aos 35, o quinto gol para cravar a maior goleada do Mundial até aqui: Duda, que subtituiu Simão Sabrosa, lançou na área, Kwang-Chon falhou bisonhamente, e a bola sobrou para Liédson, que havia acabado de entrar no lugar de Hugo Almeida, tocar para as redes e fazer 5 a 0. Aos 43, o jejum de Cristiano Ronaldo acabou: em mais uma falha da zaga adversária, Liédson roubou a bola, acionou o atacante, driblou o goleiro e tocou para fazer o sexto de Portugal. Aos 44, Tiago, de cabeça, fez 7 a 0.

FICHA TÉCNICA PORTUGAL 7 X 0 COREIA DO NORTE
Local: Estádio Green Point , Cidade do Cabo (África do Sul)
Data: 21/06/2010 (segunda-feira)
Horário: 08h30 (de Brasília)
Árbitro: Pablo Pozo (CHI)
Auxiliares: Patrício Basualto (CHI) e Francisco Mondria (CHI)
Cartões amarelos: Chol-Jin (Coreia do Norte); Pedro Mendes e Hugo Almeida (Portugal).
Gols: Raul Meireles, aos 28 minutos do primeiro tempo; Simão Sabrosa, aos 8; Hugo Almeida, aos 10; Tiago, aos 15 e aos 44; Liédson, aos 35; e Cristiano Ronaldo, aos 43 minutos do segundo tempo.

PORTUGAL: Eduardo; Miguel, Bruno Alves, Ricardo Carvalho e Coentrão; Pedro Mendes, Raul Meireles (Miguel Veloso) e Tiago; Cristiano Ronaldo, Hugo Almeida (Liédson) e Simão Sabrosa (Duda). Técnico: Carlos Queiroz. COREIA DO NORTE: Myong-Guk; Jun-Il, Nam-Chol (Kin-Il), Jong-Hyok (Song-Chol), Kwang-Chon e Chol-Jin; In-Guk (Jong-Jun), Yong-Hak, Yun-Nam e Yong-Jo; Jong Tae-Se. Técnico: Kim Jong-Hun.

Créditos : Espn Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário