12 de junho de 2010

Na abertura da Copa do Mundo, África do Sul e México ficam no empate




Após estar vencendo por 1 a 0 até os 34 minutos do segundo tempo, a África do Sul cedeu o empate para o México na estreia na Copa do Mundo de 2010. O Bafana Tshabalala marcou o primeiro gol do Mundial. Pelo lado mexicano, Rafael Márquez empatou. Resultado, 1 a 1 no Soccer City.

Os visitantes começaram melhor a partida e, logo aos dois minutos, Giovani dos Santos quase marcou o primeiro gol da Copa do Mundo de 2010. Após bate-rebate na área, o atacante ficou com o rebote, mas foi travado na hora de concluir.

Este era apenas o cartão de visitas de Gio em campo, pois sem dúvida ele foi o homem mais perigoso nos primeiros 45 minutos no Soccer City. Aos 18, ele novamente, em jogada individual, arriscou de fora da área e a bola passou raspando a trave superior do goleiro africano. Khune também foi destaque, pois devido à pressão mexicana, teve de trabalhar bastante.

Muita das vezes em saídas precisas nas bolas alçadas na área. A mais difícil delas, foi após belo lançamento de Vela para Franco que, frente a frente com o arqueiro Bafana, não teve espaço para finalizar. Khune evitou o perigo. A chance e, talvez única dos anfitriões, foi em cobrança de falta do astro Pienaar. A bola passou perto.

Embalado pelas vuvuzelas, a África do Sul melhorou no fim da primeira etapa e chegou a pressionar nos minutos finais, mas quem chegou mais perto do gol foi o México. Em escanteio cobrado, Franco chegou na frente de Khune e desviou para Vela sem goleiro. O atacante foi o primeiro a balançar a rede na Copa, mas estava em posição irregular e o gol acabou bem anulado pelo bandeira. Fim de primeiro tempo, tudo igual no Soccer City, 0 a 0.

SEGUNDO TEMPO

Após um primeiro tempo passivo, o técnico Carlos Alberto Parreira voltou do intervalo com Masilela no lugar de Thwala. Se a substituição fez efeito taticamente ou tecnicamente não deu tempo de ver, pois os Bafana Bafana voltaram e logo aos nove minutos abriram o placar.

Em contra-ataque, a África do Sul explorou a velocidade de Tshabalala, que, após lindo passe de Modise, acertou uma bomba de canhota no ângulo esquerdo do goleiro Perez, que nada pôde fazer: 1 a 0 para os anfitriões, e o camisa oito foi o primeiro a balançar redes na Copa 2010.

Após o gol, os Bafana continuaram a pressionar e por duas vezes tiveram chances de ampliar. Após bela assistência para o gol, Modise protagonizou dois lances de perigo. No primeiro, o camisa 11 ficou livre na entrada da pequena área e chutou para fora. Depois, foi puxado na área e por isso o chute saiu fraquinho. Pênalti claro que o árbitro não marcou.

Com a desvantagem no placar, o México foi em busca do empate. Do banco, o técnico Aguirre fez três substituições e aos 34 minutos elas surtiram efeito. Rafael Márquez, o terceiro zagueiro, recebeu livre dentro da área e, com a tranquilidade de um jogador do Barcelona, dominou no peito e colocou na saída do goleiro Khune. O barulho das vuvuzelas deu lugar ao silêncio no Soccer City.

Mesmo com o baque do gol de empate, a África do Sul encontrou forças na vuvuzelas que voltaram a ser sopradas nas arquibancadas e por pouco não marcou o segundo gol, que daria a vitória aos Bafanas Bafanas. No finalzinho, Mphela correu mais que toda a zaga mexicana e conseguiu dominar o chute dado pelo camisa um africano. O atacante finalizou de perna esquerda e assistiu de camarote a Jabulani parar na trave de Perez. A torcida explodiu, mas não havia tempo para mais nada. Final, 1 a 1.

Créditos : Lancenet

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário