24 de janeiro de 2010

Inter derrota o Milan e abre boa vantagem para a sequência do campeonato

Podendo ficar com a liderança do Campeonato Italiano ameaçada em caso de tropeço neste domingo, a Internazionale não vacilou no confronto direto com o arquirrival Milan, no dérbi deste domingo pela 21ª rodada. Mesmo com dois jogadores a menos, a equipe dirigida pelo português José Mourinho venceu os rossoneri por 2 a 0 e abriu nove pontos de vantagem no topo da classificação.

Grande esperança do Milan, o brasileiro Ronaldinho Gaúcho decepcionou aos 45min do segundo tempo, quando teve uma cobrança de pênalti defendida pelo goleiro Júlio César. A penalidade máxima, inclusive, havia sido cometida pelo zagueiro Lúcio, que bloqueou um chute com o braço e recebeu o cartão vermelho. O argentino Diego Milito e o macedônio Goran Pandev marcaram os gols da Inter, que, no primeiro turno, havia goleado os rivais por 4 a 0 no dérbi.

A Inter, assim, alcança os 49 pontos ganhos e dispara na primeira colocação. O Milan, que poderia ter reduzido para três pontos a diferença dos rivais, permaneceu com 40, tendo um jogo a menos que o time de Mourinho. Aliás, os pupilos do brasileiro Leonardo agora têm a vice-liderança ameaçada pela Roma, terceira da tabela com 38.


O jogo:

Mandante do clássico deste domingo, a Inter pressionou o adversário desde os primeiros minutos de partida. Sneijder poderia ter marcado o primeiro aos 8min, quando ficou cara a cara com Dida e bateu cruzado. O goleiro brasileiro, porém, mostrou reflexo e conseguiu uma defesa difícil, com a perna esquerda.

Contudo, uma falha da defesa rubro-negra prejudicou o Milan. O lateral Abate falhou na hora de fazer um corte e, de cabeça, acabou ajeitando para Diego Milito. O argentino invadiu a área com liberdade e bateu cruzado e rasteiro para vencer Dida e colocar a Inter em vantagem.

Após a expulsão de Sneijder, por ironizar um cartão amarelo dado ao zagueiro brasileiro Lúcio, a Inter passou a conviver com algumas ameaças dos arquirrivais. A melhor oportunidade na primeira etapa, porém, saiu de uma cobrança de falta de Andrea Pirlo, aos 39min, que passou rente ao travessão de Júlio César.

No segundo tempo, o Milan teve outra boa oportunidade aos 2min: o holandês Clarence Seedorf cabeceou para o gol e Júlio César fez grande defesa. No rebote, Ronaldinho Gaúcho pegou de primeira e tirou tinta da trave do goleiro brasileiro.

A Inter voltou a pressionar aos 16min, quando Pandev recebeu de Milito na área e tirou de Dida com um toque sutil, mas viu a bola bater na trave. Aos 20min, o atacante macedônio calibrou a pontaria em uma cobrança de falta e colocou no ângulo de Dida, fechando o marcador do clássico.

No restante da partida, o time rossonero pressionou na tentativa de descontar a vantagem, mas pouco conseguiu levar perigo até os 45min. Lúcio, em uma decisão polêmica do árbitro, cometeu pênalti e deixou a Inter com dois a menos. Entretanto, Júlio César impediu que o Milan ganhasse moral para reagir ao defender a cobrança de Gaúcho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário