17 de fevereiro de 2010

Drogba, Essien e Eto'o são finalistas ao prêmio de melhor jogador africano


Os companheiros de Chelsea Didier Drogba e Michael Essien e o atacante da Inter de Milão Samuel Eto'o foram nomeados como finalistas ao prêmio de melhor jogador africano de 2009. O anúncio foi feito pela Confederação Africana de Futebol (CAF) na última terça-feira.

O marfinense Drogba, de 31 anos, venceu o prêmio de melhor jogador do futebol da África em 2006 e é o maior artilheiro da história da seleção da Costa do Marfim, com 43 gols em 65 jogos.

O atacante do Chelsea é considerado a grande arma da seleção do seu país na Copa do Mundo de 2010, na qual a Costa do Marfim irá enfrentar o Brasil na segunda rodada da primeira fase da competição.

O ganês Essien foi nomeado finalista do maior prêmio do futebol africano pelo quinto ano consecutivo, mas ainda não o venceu. Em 2009, o meio-campista de 27 anos ajudou o seu país a conquistar uma vaga no Mundial que será disputado na África do Sul.

Neste ano, mesmo com Essien lesionado e desfalcando o país, Gana alcançou a final da Copa Africana de Nações, vencida pelo Egito no mês passado.

Já Eto'o, grande estrela da seleção de Camarões, tentará voltar a faturar o prêmio depois de ter sido eleito o melhor jogador da África em 2003, 2004 e 2005, quando defendia o Barcelona.

Estrela do futebol internacional, Eto'o marcou oito gols nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010, sendo um deles na fundamental vitória sobre Marrocos, que assegurou a classificação do seu país ao Mundial.

A premiação africana também irá eleger os melhores clubes e jogadores do continente no ano passado, a maior revelação e o melhor treinador, além da melhor seleção.

Entre as seleções, Costa do Marfim, Argélia e Gana são as concorrentes. Já entre os candidatos a maior revelação estão Adiyiah, do Milan, Erasmus, do holandês Feyenoord, e Emmanuel, do sueco Bodens BK.

Nenhum comentário:

Postar um comentário