11 de novembro de 2009

Jogadores da seleção alemã participam de passeata de luto por morte de Enke


O técnico da Alemanha, Joachim Löw, o meia Michael Ballack e vários outros jogadores da seleção do país participaram nesta quarta-feira, na cidade de Hannover, de uma passeata de luto pela morte do goleiro Robert Enke, de 32 anos, que cometeu suicídio nesta terça-feira.

Milhares de pessoas participaram da manifestação e levaram velas, flores e mensagens de apoio à família do jogador. A passeata terminou com um culto em memória de Enke em uma igreja local.

A Alemanha está em choque em função da trágica morte de Enke, cujo corpo foi encontrado em uma passagem de nível de uma linha férrea. A polícia encontrou uma carta deixada pelo jogador pedindo perdão à família e aos amigos por sua ação desesperada.

Desde a chanceler alemã, Angela Merkel, ao presidente da Fifa, Joseph Blatter, várias personalidades dos meios político e esportivo lamentaram o ocorrido.

Durante uma entrevista coletiva concedida na manhã de hoje para anunciar o cancelamento de um amistoso contra o Chile, o diretor-geral da seleção alemã, Oliver Bierhoff, foi às lágrimas ao falar sobre o caso.

Enke, que defendia o Hannover 96, sofria de depressão desde 2003 e se tratava com um psiquiatra, mas só havia falado a respeito da doença com familiares próximos. Em 2006, o jogador perdeu sua filha Lara, de dois anos, após várias operações infrutíferas e em consequência de uma doença cardíaca congênita.

Em maio do ano passado, Enke e sua mulher adotaram uma menina, Leila, que agora tem oito meses, mas nem mesmo assim conseguiu se recuperar.

A mulher do jogador, Teresa, e o psiquiatra, Valentin Makser, revelaram a luta de Enke contra a depressão há poucos meses, com medo de perder a guarda da filha. "Ele tinha muito medo de perder Leila e de ter que deixar o futebol", explicou Teresa. "Fiz de tudo para estar a seu lado. No fim, ia com ele aos treinamentos. Achava que com amor podíamos superar tudo", acrescentou.


video

Nenhum comentário:

Postar um comentário