9 de maio de 2010

Chelsea goleia o Wigan e leva título inglês 09/10



Com um ataque arrasador que entrou para a história como o mais eficiente da chamada “era moderna” do Campeonato Inglês, o Chelsea confirmou o favoritismo neste domingo e não tomou conhecimento do Wigan, goleando o adversário por 8 a 0 e assegurando o quarto título da Premier League para o clube de Londres.

Além da conquista do título nacional, os comandados do técnico Carlo Ancelotti atingiram uma marca histórica com a goleada deste domingo. Com o terceiro gol dos Blues no jogo deste domingo, o Chelsea chegou ao 98º tento marcado na temporada 2009/10 da Premier League. Ao final da partida, o time alcançou a marca histórica de 103 gols.

O melhor ataque da história do Campeonato Inglês é do Aston Villa, com 128 gols em 42 partidas na temporada 1930/31. Mas o melhor ataque da história da Premier League, o Campeonato Inglês disputado desde a temporada 1992/93, pertencia até este domingo ao Manchester United, que na temporada 1999/00 alcançou 97 gols, com 20 de Dwight Yorke e 19 de Andy Cole. Neste domingo, o Chelsea tomou o primeiro lugar no número de gols marcados em uma única temporada da “era moderna”.

O massacre que levaria o Chelsea ao título inglês começou cedo em Stamford Bridge. Logo aos seis minutos, Anelka abriu o marcador para os Blues e sinalizou que a vitória seria fácil. Aos 32, em cobrança de pênalti, Frank Lampard ampliou a vantagem para 2 a 0.

A goleada e o recorde de gols se consolidaram na etapa complementar. Aos nove minutos, Kalou fez Chelsea 3 a 0 – o 98º gol do time de Ancelotti neste Campeonato Inglês, batendo o Manchester United da temporada 1999/00. Três minutos depois, aos 12, Anelka foi mais uma vez às redes e fez 4 a 0.

Um dos principais destaques do Chelsea na campanha do título, o atacante marfinense Didier Drogba começou a dizer a que veio na partida deste domingo. Aos 18 minutos, o artilheiro ampliou a vantagem para 5 a 0. Ele voltaria a marcar aos 23 (de pênalti) e aos 35, chegando a 29 gols na competição (principal artilheiro do torneio) e fazendo Chelsea 7 x 0 Wigan. Nos acréscimos, Ashley Cole marcou mais um e definiu a maior goleada dos Blues no campeonato: 8 a 0. Título coroado com chave de ouro.

O jogo

Ao Chelsea, bastava um simples 1 a 0 para conquistar o título do Campeonato Inglês. Porém, diante de uma campanha tão vistosa durante toda a competição, os comandados de Carlo Ancelotti fizeram questão de dar um show no Stamford Bridge. Para fazer a festa da torcida, o time garantiu a taça da Premier League com sua maior goleada: massacrou o Wigan: 8 a 0.


O resultado leva a equipe aos 86 pontos ganhos, líder absoluta. Os Blues encerram a competição com 27 vitórias, cinco empates e apenas seis derrotas. A goleada da última rodada garante a quebra de um tabu na competição: pela primeira vez desde 1963, quando o Everton foi campeão, uma equipe quebra a marca de 100 gols na mesma edição: o Chelsea chegou a 103.

Três dos gols anotados foram feitos pelo atacante marfinense Didier Drogba, que deu um show a parte. Com o excelente desempenho, o jogador chega à marca de 29 gols, terminando como artilheiro do Campeonato Inglês - deixando para trás o prodígio Wayne Rooney, do Manchester United, com quem iniciou a rodada empatado. Trata-se de um grande incentivo antes da Copa do Mundo.

Contra o frágil Wigan, o Chelse precisou apenas de cinco minutos para iniciar a goleada do título. Nicolas Anelka abriu o placar e Frank Lampard ampliou ainda no primeiro tempo, aos 31 minutos. Na segunda etapa, o massacre aconteceu: Kalou fez aos 8, Anelka ampliou aos 11 e Drogba balançou as redes mais três vezes: aos 17, 23 e 34 minutos. Ashley Cole, aos 45, fechou o placar.

Manchester e Arsenal também goleiam

A vice-liderança terminou nas mãos do Manchester United. A equipe precisava contar com tropeço do rival londrinho para conquistar seu quarto título consecutivo. Os comandados de Alex Ferguson fizeram sua parte, mas terminam a temporada na segunda colocação. No Old Trafford, os Red Devils golearam o Stoke City por 4 a 0, com gols de Fletcher, Giggs, Park e Higginbotham (contra).

Terceiro colocado, o Arsenal também encerrou sua participação no Campeonato Inglês com goleada: em seus domínios, fez 4 a 0 no Fulham, finalista da Liga Europa, com gols de Arshavin, Van Persie, Vela e Baird (contra). A equipe termina a competição com 75 pontos. A quarta colocação, última a dar vaga à Copa dos Campeões, é do Tottenham, que perdeu para o Burnley por 2 a 1.

Liverpool fracassa

Depois de ser eliminado na semifinal da Liga Europa pelo Atlético de Madri, o Liverpool jogou no lixo a chance de voltar à competição na próxima temporada. Os Reds vão disputar apenas competições inglesas. Neste domingo, o time ficou no empate sem gols com o modesto Hull City, em um melancólico final de campeonato.

Assim, estão garantidos na Liga Europa o quinto colocado Manchester City - que empatou por 1 a 1 com o West Ham - e o sexto lugar Aston Villa, que poderia ser ultrapassado pelo Liverpool, já que foi derrotado pelo Balckburn dentro de sua casa, mas contou com a ajuda dos rivais da terra dos Beatles.

Veja todos os resultados da última rodada do Campeonato Inglês neste domingo:

Arsenal 4 x 0 Fulham

Aston Villa 0 x 1 Blackburn

Bolton 2 x 1 Birmingham

Burnley 4 x 2 Tottenham

Chelsea 8 x 0 Wigan

Everton 1 x 0 Portsmouth

Hull City 0 x 0 Liverpool

Manchester United 4 x 0 Stoke City

West Ham 1 x 1 Manchester City

Wolverhampton 2 x 1 Sunderland

Créditos : Espn Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário