13 de dezembro de 2010

Unificação de títulos brasileiros está próxima de acontecer


A CBF decidiu reconhecer os títulos da Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa como conquistas nacionais, os equiparando ao Campeonato Brasileiro. Com a decisão da entidade, Santos e Palmeiras passam a ser os detentores do maior número de títulos brasileiros - oito cada -, superando São Paulo e Flamengo, que têm seis (considerado o título da Copa União de 87 para o clube carioca).


Bahia, Botafogo, Cruzeiro e Fluminense também passam a ter mais um título brasileiro cada no currículo.
O Santos é o maior beneficiado com a posição da CBF e passa a ter reconhecidos como títulos nacionais cinco triunfos na Taça Brasil, disputada de 1959 a 1968, e um no "Robertão", também chamado de Taça de Prata (realizado de 1967 a 70). O Palmeiras, com mais quatro títulos incorporados (dois de cada competição), também se torna octacampeão. Em 1967, o Alviverde venceu as duas competições.
Com a decisão, o Bahia passar a ser considerado oficialmente o primeiro campeão brasileiro, mérito que pertencia até então ao Atlético-MG, vencedor do Campeonato Brasileiro de 1971.
A posição da CBF faz com que Pelé se torne "hexacampeão brasileiro", se tornando recordista, superando Andrade e Zinho, que possuem cinco nacionais. O Rei do Futebol disputou quatro Brasileiros (71 a 74), mas não conseguiu a taça. Mas comandou o Santos nas cinco vitórias na Taça Brasil (61/62/63/64/65) e no Torneio Roberto Gomes Pedrosa de 68.

A equiparação das competições era defendida pelas diretorias de Bahia, Botafogo, Cruzeiro, Fluminense, Palmeiras e Santos, que entregaram um dossiê para a CBF, apresentando argumentos para tentar o reconhecimento das conquistas.
Confira como está e como ficará o cenário de títulos no Brasil:
Atualmente:
São Paulo - 6
Flamengo - 6
Corinthians - 4
Palmeiras - 4
Vasco - 4
Internacional - 3
Grêmio - 2
Santos - 2
Fluminense - 2
Atlético-MG - 1
Atlético-PR - 1
Bahia - 1
Botafogo - 1
Coritiba - 1
Cruzeiro - 1
Guarani - 1
Sport - 1
Como Será:
Palmeiras - 8
Santos - 8
São Paulo - 6
Flamengo - 6
Corinthians - 4
Vasco - 4
Internacional - 3
Fluminense - 3
Grêmio - 2
Botafogo - 2
Bahia - 2
Cruzeiro - 2
Atlético-MG - 1
Atlético-PR - 1
Coritiba - 1
Guarani - 1
Sport - 1
Créditos : Globo Esporte

3 comentários:

  1. Opinião de leiga:
    Por um lado é bom... acho que dará mais credibilidade aos times, mas por outro é complicado, já que alguns outros títulos já eram vistos como clássicos e esperados.

    ;D

    ResponderExcluir
  2. Não entendo muito de futebol, mas acredito que isso tem dois lados: tanto beneficia como prejudica alguns times no que concerne aos números (que são tão valorizados!).

    ResponderExcluir
  3. Eu não gostei muito disso não,
    prefiro do jeito que esta.

    ResponderExcluir