O atacante argentino Lionel Messi e o clube pelo qual joga, o Barcelona, concorrem neste ano ao prêmio Laureus, considerado o Oscar do esporte, pelo desempenho obtido no ano de 2009. A cerimônia ocorre no dia 10 de março, na cidade de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.
Messi poderá ser eleito o melhor esportista do ano por ter recebido o prêmio de melhor jogador do mundo da Fifa e por seu desempenho com o Barcelona em 2009, quando levou o clube catalão aos títulos do Campeonato Espanhol, da Copa do Rei, Supercopa da Espanha, Liga dos Campeões, Supercopa da Uefa e Mundial de Clubes da Fifa, o que coloca o Barcelona na concorrência do prêmio de melhor equipe.
Os concorrentes de Messi na categoria esportista do ano também acumulam feitos importantes. O ciclista espanhol Alberto Contador foi o vencedor da Volta da França, o atleta etíope Kenenisa Bekele foi campeão mundial nos 5.000 m e 10.000 m, o tenista suíço Roger Federer se tornou o maior vencedor de Grand Slams, o velocista jamaicano Usain Bolt foi campeão mundial nos 100 m, 200 m e 4x100 m, com direito a recordes mundiais, além do motociclista italiano Valentino Rossi, heptacampeão da MotoGP.
Já o Barcelona disputa o título de melhor equipe com a escuderia Brawn GP, campeã da Fórmula 1 de pilotos e construtores, a seleção alemã de futebol feminino conquistou seu quinto título europeu, o Los Angeles Lakers venceu a NBA pela 15ª vez, o New York Yankees conquistou o título da MLB pela 27ª vez e a seleção sul-africana de rúgbi foi o melhor time de rúgbi no ano.
O único time de futebol a vencer o Laureus foi o Manchester United, eleito o melhor em 2000, primeira edição do prêmio, depois de ter vencido a Liga dos Campeões e o título mundial.
Sem atletas indicados nas principais categorias desta edição, o Brasil já teve cinco premiados. Pelé foi o vencedor pelo conjunto da obra em 2000, em 2002 foi a vez do skatista Bob Burnquist ser eleito o melhor em esportes de ação. O título mundial de futebol em 2002 ainda rendeu dois prêmios aos brasileiros em 2003, quando a seleção brasileira de foi eleita a melhor equipe e o atacante Ronaldo foi premiado como o retorno do ano. A última conquista de brasileiros foi no ano passado, quando o nadador Daniel Dias ganhou na categoria para atletas paraolímpicos.
Os argentinos têm duas chances de ganhar o prêmio pela primeira vez. Além do argentino Lionel Messi na categoria esportista do ano, o tenista Juan Martin Del Potro concorre na categoria revelação por ter derrotado Roger Federer na final do Aberto dos Estados Unidos em 2009.
ESPORTISTA DO ANO - MASCULINO
Alberto Contador (ESP) - ciclismo
Kenenisa Bekele (ETI) - atletismo
Lionel Messi (ARG) - futebol
Roger Federer (SUI) - tênis
Usain Bolt (JAM) - atletismo
Valentino Rossi (ITA) - motovelocidade
ESPORTISTA DO ANO - FEMININOBritta Steffen (ALE) - natação
Federica Pellegrini (ITA) - natação
Lindsey Vonn (EUA) - esqui
Sanya Richards (EUA) - atletismo
Serena Williams (EUA) - tênis
Shelly-Ann Fraser (JAM) - atletismo
MELHOR EQUIPE DO ANOBarcelona - futebol
Brawn GP - formula 1
Los Angeles Lakers - basquete
New York Yankees - beisebol
seleção alemã - futebol feminino
seleção sul-africana - rúgbi
SURPRESA DO ANOJenson Button (GBR) - formula 1
Ji Yai Shin (CDS) - golfe
Juan Martin Del Potro (ARG) - tennis
Mark Cavendish (GBR) - ciclismo
Wolfsburg (ALE) - futebol
RETORNO DO ANOBlanka Vlasic (CRO) - atletismo
Brett Favre (EUA) - futebol Americano
Jessica Ennis (GBR) - atletismo
Kim Clijsters (BEL) - tennis
Lance Armstrong (EUA) - ciclismo
Tom Watson (EUA) - golfe
ESPORTISTA PARAOLÍMPICO DO ANOGizen Girismen (TUR) - tiro com arco
Justin Eveson (AUS) - basquete cadeira de rodas
Kurt Fernley (AUS) - corrida em cadeira de rodas
Michael Teuber (ALE) - ciclismo
Natalie du Toit (AFS) - natação
Shingo Kunieda (JAP) - tênis em cadeira de rodas
ESPORTISTA RADICAL DO ANOAntoine Albeau (FRA) - windsurf
Chris Cole (EUA) - skate
Danny MacAskill - ciclismo trial
Greg Lond (EUA) - surfe
Mick Fanning (AUS) - surfe
Stephanie Gilmore (AUS) - surfe