Nesta quinta-feira, a Fifa divulgou a relação completa das listas preliminares de todas as 32 seleções que disputarão o Mundial. A supremacia do futebol inglês é impressionante. O da Alemanha, que ficou com a segunda posição, cederá 94 jogadores para a Copa. Praticamente empatada, vem Itália, com 93, e depois Espanha, com 73.
As ligas europeias dominarão o Mundial. Entre os dez campeonatos que mais cederam jogadores, apenas o Japão (com 34) e o México (com 25) não são do Velho Continente. África do Sul e Coreia do Norte (com 21 e 20 jogadores) quase entraram na lista por serem a base de suas respectivas seleções. Os clubes brasileiros têm apenas oito jogadores entre os convocados até o momento para a Copa.
No ranking de clubes, o poderio é total dos europeus. Todas as dez equipes que mais tiveram jogadores convocados são europeias. Atletas de Chelsea, Barcelona, Real Madrid e Liverpool foram os mais requisitados. As surpresas são o Ajax, vice-campeão holandês, e o Tottenham, quarto lugar do Campeonato Inglês, que cederão 11 jogadores cada. Os dois ficaram à frente de gigantes, como Manchester United, Milan e do novo rico Manchester City. Nenhum deles aparece entre os dez primeiros.
Outra curiosade: o Inter de Milão cederá dez jogadores para as seleções da Copa. Mas o atual tetracampeão italiano não cederá nenhum jogador para seu próprio país.
Veja as relações:
Clubes com mais jogadores:
1 - Chelsea : 17
2 - Barcelona : 14
3 - Real Madrid : 12
4 - Liverpool : 12
5 - Ajax : 11
6 - Arsenal : 11
7 - Bayern : 11
8 - Juventus : 11
9 - Tottenham : 11
10 - Internazionale : 10
Ligas com mais jogadores:
1 - Inglaterra : 138
2 - Alemanha : 94
3 - Itália : 93
4 - Espanha : 73
5 - França : 58
Créditos : Globo Esporte
Nenhum comentário:
Postar um comentário