O mercado de transferências na Europa fechou hoje ás 21:00 (horário de Brasília). Até uns 2 ou 3 dias atrás não tivemos muitas contratações de peso, e o mercado seguia morno até o seu dia derradeiro.
E foi hoje que ocorreram as "maiores" contratações desse mercado de inverno 2010/2011.
Haviam muitas especulações, mas nada concreto nas semanas passadas. Apenas hoje algumas das especulações se tornaram reais.
Na Espanha tivemos poucas movimentações. Barcelona contratou apenas o meia holandês Afellay. Já o Real Madrid, famoso por suas contratações bombásticas, trouxe o atacante togolês Adebayor por empréstimo.
Emanuel Adebayor |
Atlético Madrid contratou o meia Elias, ex-Corinthians. Villareal conseguiu segurar Rossi e Nilmar, que tinham propostas de sair, porém não contrataram ninguém de peso para o elenco. O Valencia contratou Jonas, ex-Grêmio para reforçar seu ataque. E o Sevilla trouxe o volante/zagueiro Medel, ex-Boca Juniors, e também a revelação croata Rakitic que estava no Schalke 04.
Pela Bundesliga não tivemos grandes movimentações. Confira as principais:
Patrick Helmes troca o Bayer Leverkusen pelo Wolfsburg. Luiz Gustavo troca o Hoffenheim pelo Bayern Munich, para suprir a ida de van Bommel pro Milan.
O Hoffenheim contratou Ryan Babel, ex-Liverpool, e também o lateral Braafheid que estava no Bayern Munich. Enquanto isso perderam Luiz Gustavo, Prince Tagoe pro Partizan e Demba Ba pro West Ham.
Demba Ba, nova contratação do West Ham |
O Schalke 04 trouxe três reforços. O grego Charisteas, o ganês Annan e o iraniano Ali Karimi, que já jogou a Bundesliga, pelo Bayern Munich.
O Wofsburg trouxe Helmes, Mbokani e Tuncay Sanli pro ataque e Polák e Koo Ja-Cheol pro meio campo.
Na Premier League tivemos as maiores contratações desse mercado de inverno. Confira:
Chelsea acertou com David Luiz e Fernando Torres. As duas contratações custaram cerca de £ 75 milhões.
A contratação de Torres será a sexta maior da história do futebol mundial, atrás dos negócios envolvendo Cristiano Ronaldo (do Manchester United para o Real Madrid), Zidane (da Juventus para o Real), Ibrahimovic (da Inter de Milão para o Barcelona), Kaká (do Milan para o Real) e Figo (do Barcelona para o Real).
O Manchester City foi um pouco mais economico e trouxe "apenas" o atacante bósnio Dzeko, enquanto isso o atacante Adebayor foi parar no Real Madrid.
O Liverpool perdeu Konchesky, Babel e Torres e trouxeram Luis Suarez e Caroll. Outro time que se mexeu bem foi o Aston Villa. O time trouxe os meias Bradley do Monchengladbach e também o camaronês Makoun, ex-Lyon, além do ótimo atacante Darrent Bent. E perderam o atacante Carew pro Stoke e o meia Ireland pro Newcastle.
Na Itália tivemos:
Amauri saindo da Juventus por empréstimo para o Parma. Juventus contratou Matri, Luca Toni e Barzagli.
O Milan trouxe o zagueiro Legrottaglie, o atacante polêmico Cassano, o volante van Bommel e o meia Emanuelson, ex-Ajax.
Cassano, novo atacante do Milan |
A Inter contratou Nagatomo do Cesena, em troca Santon foi por empréstimo ao Cesena. Pazzini também da Inter. O valor foi de £ 12 milhões mais Biabiany. Kharja, ex-Genoa também veio pra Inter.
Outras contrataçãoes: Behrami veio pra Fiorentina ; Floro Flores saiu da Udinese para jogar no Genoa ; Macheda e Maccarone vieram pra Sampdoria ; Sculli deixou o Genoa para jogar na Lazio.
Essas foram as principais transferências do mundo da bola na Europa. Se souberam de mais alguma deixe nos comentários.