31 de janeiro de 2011

Resumo do mercado : Último dia no mercado de transferências muito agitado


O mercado de transferências na Europa fechou hoje ás 21:00 (horário de Brasília). Até uns 2 ou 3 dias atrás não tivemos muitas contratações de peso, e o mercado seguia morno até o seu dia derradeiro.

E foi hoje que ocorreram as "maiores" contratações desse mercado de inverno 2010/2011.

Haviam muitas especulações, mas nada concreto nas semanas passadas. Apenas hoje algumas das especulações se tornaram reais.


Na Espanha tivemos poucas movimentações. Barcelona contratou apenas o meia holandês Afellay. Já o Real Madrid, famoso por suas contratações bombásticas, trouxe o atacante togolês Adebayor por empréstimo.

Emanuel Adebayor
Atlético Madrid contratou o meia Elias, ex-Corinthians. Villareal conseguiu segurar Rossi e Nilmar, que tinham propostas de sair, porém não contrataram ninguém de peso para o elenco. O Valencia contratou Jonas, ex-Grêmio para reforçar seu ataque. E o Sevilla trouxe o volante/zagueiro Medel, ex-Boca Juniors, e também a revelação croata Rakitic que estava no Schalke 04.

Pela Bundesliga não tivemos grandes movimentações. Confira as principais:

Patrick Helmes troca o Bayer Leverkusen pelo Wolfsburg. Luiz Gustavo troca o Hoffenheim pelo Bayern Munich, para suprir a ida de van Bommel pro Milan. 

O Hoffenheim contratou Ryan Babel, ex-Liverpool, e também o lateral Braafheid que estava no Bayern Munich. Enquanto isso perderam Luiz Gustavo, Prince Tagoe pro Partizan e Demba Ba pro West Ham.

Demba Ba, nova contratação do West Ham
O Schalke 04 trouxe três reforços. O grego Charisteas, o ganês Annan e o iraniano Ali Karimi, que já jogou a Bundesliga, pelo Bayern Munich.

O Wofsburg trouxe Helmes, Mbokani e Tuncay Sanli pro ataque e Polák e Koo Ja-Cheol pro meio campo.

Na Premier League tivemos as maiores contratações desse mercado de inverno. Confira:

Chelsea acertou com David Luiz e Fernando Torres. As duas contratações custaram cerca de £ 75 milhões.


A contratação de Torres será a sexta maior da história do futebol mundial, atrás dos negócios envolvendo Cristiano Ronaldo (do Manchester United para o Real Madrid), Zidane (da Juventus para o Real), Ibrahimovic (da Inter de Milão para o Barcelona), Kaká (do Milan para o Real) e Figo (do Barcelona para o Real).

O Manchester City foi um pouco mais economico e trouxe "apenas" o atacante bósnio Dzeko, enquanto isso o atacante Adebayor foi parar no Real Madrid.

O Liverpool perdeu Konchesky, Babel e Torres e trouxeram Luis Suarez e Caroll. Outro time que se mexeu bem foi o Aston Villa. O time trouxe os meias Bradley do Monchengladbach e também o camaronês Makoun, ex-Lyon, além do ótimo atacante Darrent Bent. E perderam o atacante Carew pro Stoke e o meia Ireland pro Newcastle.

Na Itália tivemos:

Amauri saindo da Juventus por empréstimo para o Parma. Juventus contratou Matri, Luca Toni e Barzagli.

O Milan trouxe o zagueiro Legrottaglie, o atacante polêmico Cassano, o volante van Bommel e o meia Emanuelson, ex-Ajax.

Cassano, novo atacante do Milan
A Inter contratou Nagatomo do Cesena, em troca Santon foi por empréstimo ao Cesena. Pazzini também da Inter. O valor foi de £ 12 milhões mais Biabiany. Kharja, ex-Genoa também veio pra Inter.

Outras contrataçãoes: Behrami veio pra Fiorentina ; Floro Flores saiu da Udinese para jogar no Genoa ; Macheda e Maccarone vieram pra Sampdoria ; Sculli deixou o Genoa para jogar na Lazio.

Essas foram as principais transferências do mundo da bola na Europa. Se souberam de mais alguma deixe nos comentários.

28 de janeiro de 2011

Mercado de Transferências


Esse mercado de transferências está chegando ao fim. Na Europa termina no dia 31/01, e no Brasil as contratações seguem.

Tanto em âmbito nacional quanto em âmbito mundial, tivemos poucas contratações de impacto. O mercado foi muito morno, comparado com anos anteriores; principalmente na Europa.

Times como Chelsea, Manchester United, Real Madrid que sempre contratam muito, pouco fizeram até aqui. A maior contratação talvez tenha sido dos merengues no último dia 26/01. Adebayor veio do Manchester City por empréstimo até o fim da temporada. O atacante togolês vem para ser titular do ataque do Real Madrid, mesmo porque Higuaín segue fora do time, contundido.

Com Adebayor no elenco, o Real Madrid dispõe agora de dois centro avantes em condições de jogo. Ele e o frances Benzema.

Confira agora as últimas contratações dos times pelo mundo:

Sidwell - Aston Villa - Fulham
Marchetti - Cagliari - Genoa
Carew - Aston Villa - Stoke
Emanuelson - Ajax - Milan
Maccarone - Palermo - Sampdoria
Jonas - Grêmio - Valencia
van Bommel - Bayern Munich - Milan
Babel - Liverpool - Hoffenheim
Braafheid - Bayern Munich - Hoffenheim
Kharja - Genoa - Internazionale
Rakitic - Schalke 04 - Sevilla
Pazzini - Sampdoria - Internazionale
Mahamadou Diarra - Real Madrid - Monaco
Biabiany - Internazionale - Sampdoria
Muntari - Internazionale - Sunderland
Rivaldo - Bunyodkor - São Paulo
Luis Suárez - Ajax - Liverpool

Comentem sobre as contratações e vote na enquete: "Qual foi o clube brasileiro que contratou melhor ?"

25 de janeiro de 2011

Flamengo derrota Bahia na final e se sagra bicampeão da Copinha


Nesta terça-feira, 25, tivemos a final da Copa São Paulo de Futebol Junior. O jogo foi no Pacaembu entre o Flamengo e o Bahia.

O time carioca chegava para a final invicto, trazendo 4 vitórias e 3 empates. Já o Bahia tinha uma derrota na competição, onde perdeu pro América-MG na primeira fase.

O jogo começou com o time flamenguista melhor. O time se aproveitou de seu ataque veloz e logo aos 8 minutos de jogo conseguiu o seu 1° gol na partida, através do zagueiro Frauches.

Logo depois do gol, o time se fechou um pouco na defesa e deu chances pro time baiano ir pra cima. O time do Bahia vinha com 3 desfalques por suspensão, mas mesmo assim não se abateu.

O Bahia melhorou no jogo e depois de uma cobrança de escanteio o árbitro da partida marcou pênalti em cima do atacante Rafael, que foi pra cobrança e deixou a partida tudo igual. 1x1.

Segundo gol do Flamengo, Negueba
O Flamengo veio pro segundo tempo com uma postura mais ofensiva e conseguiu o seu 2° gol através de Negueba, de pênalti.

Depois disso o Bahia pouco conseguiu fazer, pois estava com um jogador a menos. E o Flamengo apenas segurou a posse de bola e vibrou ao fim do jogo, com o bicampeonato da Copinha.

Título merecido ao time do Flamengo, que teve em seu goleiro e em seu ataque os pontos fortes.

Renato Augusto e Jádson são os novatos na seleção de Mano, que enfrentará a França em amistoso



O técnico da seleção brasileira, Mano Menezes, anunciou nesta terça-feira a lista dos 23 jogadores convocados para o amistoso contra a França, programado para o dia 9 de fevereiro, no Stade de France, em Paris. As principais novidades foram o retorno do goleiro Júlio César, da Internazionale, e do meio campista Hernanes, da Lazio, à equipe. 

O meia Renato Augusto, do Bayer Leverkusen, também foi outra novidade da lista divulgada pelo treinador. Esta é a primeira convocação de Renato Augusto para a seleção brasileira, assim como a do meia Jadson, que está atualmente no Shakhtar Donetsk. 



Por outro lado, ao contrário das expectativas, o atacante Nenê, do Paris Saint-Germain, não foi lembrado por Mano Menezes.  

Kaká, recuperado de cirurgia no joelho esquerdo realizada após a Copa do Mundo, segue de fora da seleção brasileira. O jogador voltou a jogar neste mês e foi titular nas últimas partidas do Real Madrid, mas não foi lembrado por Mano Menezes para voltar a defender o Brasil, assim como o lateral direito Maicon e os zagueiros Juan e Lúcio. 

Todos os 23 jogadores convocados para o amistoso contra a França atuam fora do Brasil. A decisão se deve ao fato de Mano Menezes entender que os jogadores que atuam no país ainda não adquiriram o ritmo de jogo ideal, já que a temporada brasileira ainda está no início. "A decisão se baseia também no fato de que os jogadores que atuam na Europa estarem em ritmo de competição, em igualdade de condições com o nosso adversário do dia 9 de fevereiro, a França", disse o treinador. 

Veja a lista completa de convocados:

Goleiros
Julio Cesar (Internazionale)
Gomes (Tottenham)
Neto (Fiorentina)

Laterais
Daniel Alves (Barcelona)
Rafael (Manchester United)
Marcelo (Real Madrid)
André Santos (Fenerbahçe)

Zagueiros
Breno (Bayern de Munique)
David Luiz (Benfica)
Thiago Silva (Milan)
Luisão (Benfica)

Meias
Lucas (Liverpool)
Ramires (Chelsea)
Sandro (Tottenham)
Elias (Atlético de Madri)
Hernanes (Lazio)
Anderson (Manchester United)
Renato Augusto (Bayer Leverkusen)
Jadson (Shaktar)

Atacantes
Robinho (Milan)
Alexandre Pato (Milan)
André (Dínamo de Kiev)
Hulk (Porto)


Créditos : ESPN Brasil

23 de janeiro de 2011

Entrevista com João Palomino


A entrevista de hoje é com o jornalista dos canais ESPN, João Palomino.

Palomino iniciou sua carreira em veículos de comunicação de Taquaritinga, interior de São Paulo. Trabalhou nas TVs Manchete, Cultura e SBT. Está na ESPN Brasil desde a criação, mas a partir de 1997, passou a se dedicar integralmente ao canal.

Na ESPN Brasil apresenta programas como Bate Bola e Linha de Passe além de ter participado da cobertura das Olímpiadas de 1996, 2000, 2004 e 2008 e das Copas de 1998, 2006 e 2010.

Olimpíadas de Atenas - 2004 - ao lado de Milton Leite

Em 2008, Palomino estreou nas transmissões radiofônicas na Rádio Eldorado.

Confira agora a entrevista feita com João Palomino:


Lucas Mergel: Em sua longa carreira profissional, qual foi o momento mais marcante em que esteve presente ? Porque ?


João Palomino: As duas finais de Copa, em 2006 e 2010. Final de Copa do Mundo  é um momento especial, com história que passa a ser lembrada para o sempre.

LM: Pra qual time você torce no Brasil ? E na Europa ?

JP: No Brasil, Taquaritinga, pode acreditar, e na Europa, Taquaritinga também.
Torcer para um time fora do Brasil? Não consigo.

LM:  Qual foi ou ainda é o seu maior ídolo no jornalismo brasileiro ?

JP: José Trajano

LM:  Se fosse o técnico de um clube ou uma seleção, qual escolheria ? Porquê ?

JP: Curaçao, no Caribe. Para morar lá, claro, e sem pressão de torcida.

LM:  Quando tem tempo, gosta de jogar video game ? Qual time que você escolhe pra jogar ?

JP: Não jogo video game, só assisto. E, de vez em quando, me pedem para narrar.

LM: No ano de 2010, quais foram os 3 melhores jogadores do mundo na sua opinião ? Porque ?

JP: Cristiano Ronaldo, Messi e Milito.

LM: Qual o programa que mais gosta de fazer nos canais Espn ?

JP: Linha de Passe

LM: Em que ano se formou, aonde, e desde quando trabalha como profissional no jornalismo ?

JP: Foi em 1987, em Campinas. Gosto de dizer que sou jornalista desde os 15 anos de idade, quando publiquei minha primeira matéria.

LM: Qual o jogo mais emocionante que narrou ? Porquê ?

JP: Por incrível que possa parecer, foram dois jogos de basquete, com 3 prorrogações cada. Pelo Campeonato Paulista: Araraquara x Ribeirão e Mogi x Franca.

21 de janeiro de 2011

Copinha 2011 é a Copinha das zebras ?


Neste ano de 2011 a Copa São Paulo de Futebol Junior completa sua 43° edição. A Copinha sempre serviu de celeiro para novos craques do futebol brasileiro, e esse ano não foi diferente. Muitos meninos se destacam individualmente, as vezes por seu time não ter uma grande expressão ou até mesmo ao contrário, o time é bom e o garoto consegue se revelar.

Os grandes times do futebol brasileiro sempre entram nessa competição com um certo favoritismo, por terem uma melhor infra-estrutura, camisa, entre outros atributos.

Porém, a Copinha de 2011 trouxe muitas surpresas para todos. Exemplo: O Botafogo não conseguiu nem passar da fase de grupos, onde era o favorito.



A Copinha começou com 92 times divididos em 23 grupos, onde o primeiro colocado de cada grupo passava adiante trazendo também os 9 melhores segundos-colocados.

Chegando na segunda fase nos deparamos com 32 times se encontrando em mata-mata. E foi nesta fase que encontramos as maiores zebras da competição.

Times como Palmeiras, Corinthians, Grêmio e Vasco não conseguiram passar por seus adversários e ficaram no meio do caminho, sequer chegando as oitavas de final.

Passaram adiante 16 times e tivemos assim as oitavas de final. Os times classificados para as quartas de final foram: Desportivo Brasil, Pão de Açucar, Coritiba, Flamengo, Internacional, América-MG, Santos e Bahia.

Muitos times tradicionais de todo o Brasil já estavam fora e seguiam na competição alguns azarões.

E já na reta final da competição, tivemos as quartas de final. O Desportivo Brasil, time da Traffic, eliminou o Pão de Açucar por 4x1 e seguiu adiante, juntamente com Flamengo que fez 6x2 no Coritiba, América-MG que eliminou nos pênaltis o Internacional, e o Bahia que virou pra cima do Santos, vencendo por 2x1.


Neste sábado, 22, teremos as semi finais que serão entre: Desportivo Brasil x Flamengo ; América-MG x Bahia.

A final da Copinha será no dia 25/01, dia do aniversário de São Paulo.

19 de janeiro de 2011

Neymar dá show e Brasil estréia com vitória sobre o Paraguai


O caminho da seleção brasileira rumo à inédita medalha de ouro olímpica começou com vitória. Começou, também, com um show de Neymar. O atacante do Santos sobrou, marcando todos os gols da equipe nos 4 a 2 sobre o Paraguai, no jogo que abriu a participação do Brasil no Sul-Americano Sub-20, na cidade peruana de Tacna.


Apesar da vitória, a seleção brasileira tem motivos para se preocupar após o primeiro jogo. Instáveis emocionalmente, o volante Zé Eduardo e o atacante Henrique foram expulsos após fazerem faltas desnecessárias. Ambos desfalcam a equipe na segunda partida, contra a Colômbia, às 0h10 de sexta-feira.

Foi justamente nos momentos de dificuldade – especialmente após a expulsão de Zé Eduardo – que Neymar resolveu decidir. Mais experiente entre os convocados pelo treinador Ney Franco, o santista afirmou na véspera da partida que assumiria a responsabilidade de comandar o time. Foi o que o santista fez.





Neymar balançou as redes de todas as maneiras. O primeiro, de pênalti, cobrado no meio, sem muito estilo. O segundo gol saiu após cruzamento na área, com corte sobre o zagueiro e chute rasteiro no canto, aos 33 minutos.

Na segunda etapa, sem Zé Eduardo desde os 5 minutos e o primeiro gol do Paraguai no minuto seguinte, Neymar chamou o jogo para si. Aos 15 minutos, ele aproveitou-se de falha da defesa e dividiu com o goleiro paraguaio para fazer o terceiro. Três minutos depois, o santista fez sua obra-prima: um golaço de cobertura.

A goleada estava construída e poderia até ser aumentada não fosse a imaturidade dos brasileiros. Irritado com o grande número de faltas recebidas, o atacante Henrique agrediu o paraguaio Vieira e acabou expulso. 

Novamente com um a menos, o Brasil levou outro gol - Montenegro marcou aos 38, levando o Paraguai de volta ao ataque nos minutos finais. Após o fim do jogo, o treinador Ney Franco também foi expulso, por reclamar da arbitragem.


Créditos : ESPN Brasil

14 de janeiro de 2011

Seleção do Mundo - De 2000 pra cá


Estamos aqui para divulgar uma lista com os maiores nomes do futebol mundial nesta década.

Entre os nomes temos muitos jogadores brasileiros, mesmo porque o Brasil é o maior celeiro de jogadores para o mundo e além disso o Brasil tem a conquista da Copa do Mundo de 2002 em seu currículo nesta década.

Confira aqui a seleção do mundo de 2000 pra cá:


Goleiros:

Van der Sar
Petr Cech
Cañizares
Buffon
Reina
Casillas

Defensores:

Paolo Maldini
John Terry
Puyol
Nesta
William Gallas
Cannavaro
Cafu
Javier Zanetti
Maicon
Roberto Carlos
Ashley Cole
Davids
Van Bronckhorst

Meio Campo:

Esteban Cambiasso
Makelele
Seedorf
Cocu
Paul Scholes
Xavi
Lampard
Nedved
Rivaldo
Zidane
Kaká
Ronaldinho Gaúcho
Beckham

Atacantes:

Bergkamp
Van Nistelrooy
Cristiano Ronaldo
Messi
Ronaldo
Drogba
Henry
Shevchenko
Ibrahimovic
Del Piero
Eto'o

Fiz uma lista de apenas 43 nomes, tentando assim indicar os maiores nomes da década mesmo. Deixei alguns nomes bons de fora ? Sim. Isso acontece por ser uma lista compacta.

Conseguiríamos fazer uma lista de 100 nomes com os melhores jogadores, porém decidimos montar algo mais compacto.

Deixem nos comentários as críticas sobre esta lista e coloquem os nomes que ficaram faltando. 

13 de janeiro de 2011

Na frente de Messi e Iniesta, Xavi é eleito o melhor meia do mundo

Xavi, meia do super time do Barcelona e da seleção da Espanha foi eleito nesta quarta-feira pela IFFHS (Federação Internacional de História e Estatística do Futebol ), o melhor meia de armação do mundo.

O espanhol superou Messi, eleito pela FIFA o melhor jogador do mundo e também superou seu compatriota Iniesta, também meia do Barcelona.

A escolha foi feita por meios de comunicação e especialistas de 85 países de todos os continentes.

Confira o ranking:

1 - Xavi Hernández (Espanha/Barcelona) - 223
2 - Andrés Iniesta (Espanha/Barcelona) - 148
3 - Wesley Sneijder (Holanda/Internazionale) - 128
4 - Lionel Messi (Argentina/Barcelona) - 111
5 - Mesut Özil (Alemanha/Real Madrid) - 47
6 - Diego Forlán (Uruguai/Atlético Madrid) - 30
7 - Cristiano Ronaldo (Portugal/Real Madrid) - 27
8 - Bastian Schweinsteiger (Alemanha/Bayern Munich) - 22
9 - Cesc Fábregas (Espanha/Arsenal) - 13
10 - Arjen Robben (Holanda/Bayern Munich) - 12
11 - Frank Lampard (Inglaterra/Chelsea) - 11
12 - Xabi Alonso (Espanha/Real Madrid) - 11
13 - Steven Gerrard (Inglaterra/Liverpool) - 10
14 - Thomas Müller (Alemanha/Bayern Munich) - 9
15 - Samir Nasri (França/Arsenal) - 8
16 - Andrea Pirlo (Itália/Milan) - 7
17 - Andrei Arshavin (Rússia/Arsenal) - 6
18 - Kaká (Brasil/Real Madrid) - 5

12 de janeiro de 2011

Jogos da segunda fase da Copinha já estão definidos


Com a goleada por 3 a 0 do São Paulo em cima do Internacional de Limeira, na noite desta quarta-feira, os confrontos da segunda fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior estão definidos.
A Federação Paulista de Futebol deve confirmar já nesta quinta-feira as datas, os horários e os locais das partidas. Nesta fase, caso os duelos terminem empatados, a decisão será nos pênaltis. Dezesseis clubes garantem vaga nas oitavas de final.
A decisão da Copinha será no dia 25 de janeiro, no Pacaembu.
Confira os confrontos da segunda fase da Copinha:

Grêmio x Ponte Preta
Corinthians x Desportivo Brasil (SP)
Vasco x Paulista
Pão de Açúcar (SP) x Figueirense
Atlético-MG x Coritba
Mogi Mirim x Atlético-PR
São Paulo x Olé Brasil (SP)
Cruzeiro x Flamengo
Palmeiras X Nacional-SP
Internacional X Primeira Camisa (SP)
América-MG X Juventus (SP)
Fluminense X Grêmio Prudente
Santos X América-RN
Rio Preto-SP X Juventude
Vitória x Barueri
Portuguesa X São Carlos (SP)

Créditos : Lancenet

11 de janeiro de 2011

Novela acaba e Ronaldinho Gaúcho é do Flamengo

Fim da novela "Ronaldinho Gaúcho". Ele jogará pelo Flamengo em 2011.


Depois de dias e mais dias em busca de Ronaldinho, times como Palmeiras, Flamengo e Grêmio estavam unica e exclusivamente enclausurados buscando novos patrocinadores e negociações para que o astro viesse pro seu respectivo clube.

Assis, o irmão e empresário
de Ronaldinho Gaúcho.

Com toda essa história conseguimos analisar que Assis foi o grande "vilão" da história. Em relatos de pessoas diretamente ligadas ás negociações, conseguimos identificar Assis, muito mais em busca de dinheiro do que o resgate do futebol de Gaúcho.

Além dos clubes brasileiros haviam muitos outros clubes estrangeiros querendo contar com o futebol do astro brasileiro. Blackburn e Galaxy são dois dos times que também fizeram propostas para ter Ronaldinho em 2011.


As propostas iniciais eram:

Palmeiras: R$ 1,3 milhões por mês, mais porcentagem em cima de venda de camisa, contratos de marketing, etc.

Flamengo: R$ 1 milhão por mês.

Grêmio: R$ Cerca de 600 mil por mês.

Depois disso, o Corinthians anunciou também que estaria interessado no futebol de Ronaldinho. Mas só foi oficializar a proposta de R$ 1,8 milhões por mês no dia 09/10.

Todos os times que estavam envolvidos nesse grande imbróglio mantinham grandes esperanças para as suas torcidas. O Assis conseguiu manter em sigilo total a sua decisão conjunta com Ronaldinho.

A cada dia que passava havia uma nova divulgação de que tal time tinha acertado tudo. Ou que estava muito próximo de anunciar o craque. Mas tudo isso não passava de palpites, pois nada ainda estava definido.

Depois de tudo isso, reuniões e mais reuniões, jantares e mais jantares, conversas e mais conversas tudo foi decidido e acertado na noite do dia 10/01/11. Eis que em uma reunião entre Patrícia Amorim, Assis, e mais alguns dirigentes eles selaram definitivamente o contrato e as cláusulas para que o Flamengo tivesse Ronaldinho em 2011.


Tanto o Grêmio quanto o Palmeiras, que eram os concorrentes do Flamengo no "leilão" do Ronaldinho, desistiram da contratação dias antes do desfecho.

Os times ficaram demais decepcionados com as atitudes do Assis, e então resolveram cancelar as negociações.

Com esse desfecho, temos que aguardar se foi ou não um bom negócio pro Flamengo.

E para o Palmeiras e pro Grêmio, é seguir as contratações normalmente e montar um grande plantel para os campeonatos desse ano.

10 de janeiro de 2011

Messi é bicampeão e Marta ganha seu 5° título consecutivo na premiação dos melhores do mundo

Nesta segunda-feira, 10, tivemos a eleição dos melhores jogadores do mundo no ano de 2010. No lado feminino, Marta era a favorita a ganhar seu 5° título seguido, e disputava contra as alemãs Prinz e a Bajramaj.

Do lado masculino a disputa envolvia três jogadores do Barcelona. Xavi, Iniesta e Messi eram os três finalistas. Os espanhóis tinham feito um ano muito bom pelo time catalão e também haviam sido campeões mundiais com a seleção espanhola. Já, Messi, havia tido um ano esplendoroso pelo Barça, porém não tinha sido campeão da Copa do Mundo 2010.

Em todos os anos que houve a premiação em ano de Copa do Mundo, um jogador da seleção campeã havia ganhado o prêmio também. Desta vez, a imprensa indicava Iniesta como "favorito", mesmo porque foi ele quem fez o gol da final da Copa do Mundo, sobre a Holanda.

A celebração começou e teve em seus pontos máximos a divulgação da seleção do mundo, a homenagem ao Desmon Tutu, e a divulgação do melhor jogador (a) do mundo.

A seleção do mundo divulgada pela FIFA foi: Casillas (ESP), Piqué (ESP), Lucio (BRA), Puyol (ESP), Maicon (BRA), Xavi (ESP), Iniesta (ESP), Sneijder (HOL), Cristiano Ronaldo (POR), Messi (ARG) e Villa (ESP).

Já no final da celebração, tivemos as entregas dos prêmios. Iniciou-se pela premiação aos técnicos, tanto no feminino quanto no masculino.

A técnica Silvia Neid da seleção alemã foi a vencedora entre as mulheres, e o português José Mourinho foi o eleito pelo lado masculino.

Logo depois tivemos a premiação para a melhor jogadora feminina. E foi a brasileira Marta que levou o prêmio, pela 5° vez seguida. A brasileira agradeceu sua familia e chorou na entrega do prêmio.




E no auge da premiação Pep Guardiola divulgou o melhor jogador do ano de 2010. E o eleito foi Lionel Messi.




Ele próprio não esperava o prêmio. Toda a imprensa imaginava um dos espanhóis ganhando, porém o baixinho Messi levou o bicampeonato pra casa.


Veja a classificação final da eleição da Fifa:

1.º - Lionel Messi (Argentina), 22,65%
2.º - Andrés Iniesta (Espanha), 17,36% 
3.º - Xavi (Espanha), 16,48% 
4.º - Wesley Sneijder (HOlanda), 14,48% 
5.º - Diego Forlán (Uruguai), 7,61%
6.º - Cristiano Ronaldo (Portugal), 3,92%
7.º - Iker Casillas (Espanha), 2,90%
8.º - David Villa (Espanha), 2,25%
9.º - Didier Drogba (Costa do Marfim), 1,68%
10.º - Xabi Alonso (Espanha), 1,52%
11.º - Carles Puyol (Espanha), 1,43% 
12.º - Samuel Eto'o (Camarões), 1,37% 
13.º - Mesut Özil (Alemanha), 1,21% 
14.º - Arjen Robben (Holanda), 1,16% 
15.º - Thomas Müller (Alemanha), 0,91% 
16.º - Bastian Schweinsteiger (Alemanha), 0,75% 
17.º - Maicon (Brasil), 0,57% 

18.º - Asamoah Gyan (Gana), 0,46% 
19.º - Júlio César (Brasil), 0,22% 
19.º - Cesc Fábregas (Espanha), 0,22% 
21.º - Miroslav Klose (Alemanha), 0,19% 
22.º - Daniel Alves (Brasil), 0,05%
22.º - Philipp Lahm (Alemanha), 0,05%