30 de outubro de 2010

Entrevista com Décio Lopes


Hoje começamos no blog uma seqüência de entrevistas onde teremos alguns entrevistados contando um pouco sobre a carreira como jornalista ou como jogador de futebol.

Nosso primeiro entrevistado é o jornalista Décio Lopes que trabalha na Sportv e comanda o programa "Expresso da Bola".

Décio foi repórter da TV Globo por dez anos, depois tornou-se chefe de edição de programas como o Globo Esporte e o Esporte Espetacular. Apresenta desde 2002 o programa Expresso da Bola, no SporTV, além de escrever diariamente no GloboEsporte.com o blog Expresso da Bola e fazer participações em alguns programas no SporTV.


Acompanhe agora a entrevista feita com Décio Lopes, nosso primeiro entrevistado:



Lucas Mergel : Você já entrevistou muitos jogadores brasileiros fora do Brasil. Qual foi o país mais longe que você foi para entrevistar um jogador, e qual foi o lugar mais inusitado que você se deparou ?

Décio Lopes : O mais distante foi o Japão. Ou A Coréia do Sul. Nossa, é muito avião pra chegar lá! Chega a ser desesperador. Confesso, aliás, que não gostei destes países. Não recomendo. Não vale a viagem (ao contrário de China e Austrália, distantes pra caramba, mas muito legais). 
O lugar mais inusitado acho que foi a Tanzânia, onde o Brasil fez um amistoso, antes da Cop 2010. Praias lindas, natureza exuberante, mas um país absurdamente pobre e caótico. Pessoas muito simpáticas mas, infelizmente, sem qualquer esperança de uma vida mais justa e digna.
Quadro semelhante eu encontrei no Níger - mas estive lá cobrindo o Paris-Dakar 2000 e não futebol.

LM : Há quantos anos você é jornalista ? E qual seu conselho para os estudantes que querem seguir a carreira como jornalistas ?

Décio : Comecei há 21 anos, mas parece que foi anteontem. Vem sendo uma delícia trabalhar com esportes neste tempo todo. E com tv. Eu adoro. Este é o primeiro conselho: só entre nesta se vc realmente gostar. Vc vai perder milhares de fins de semana, de feriados, dias santos... Vc vai respirar isso. Tem que gostar muito!
O segundo é mais importante  ainda: LER. Muito! Tudo! Não só esporte ou jornalismo. Tem que ler muito de tudo! Livros, especialmente. Quem nao lê muito nunca vai escrever bem.
Ler muuuuuuuuito. Vale mais que qualquer curso ou aula.

LM : Em toda sua carreira atuando como profissional de jornalismo, qual foi o momento mais marcante ?

Décio : Foram muitos, mas eu destacaria três: o meu primeiro dia em uma Olimpíada, em Sydney 2000; o penta do Brasil lá no Japão em 2002 e, mais que tudo, o desfile da seleção por Porto Príncipe, no amistoso da paz. Um milhão de pessoas nas ruas do Haiti e uma emoção que só senti maior no nascimento dos meus filhos.

LM : Qual foi ou qual é o melhor atacante que você já viu jogar ao vivo ?

Décio : Boa essa.
Quando era criança eu vi o Rivelino - que jogava do meio para a frente e para a ponta - fazer magia. Um gênio! se não tivesee  vivido na mesmo época que Pelé seria mais lembrado e tratado hoje como um Deus do futebol.  
Ronaldo na Copa de 2002 foi um monstro. Arrasador. Demolidor. Espetacular. Ainda mais voltando de uma longa lesão e de muitas críticas e dúvidas.
Também vi, no ano passado, da beira do gramado no Camp Nou, um atuação inesquecível. Daquelas para contar aos netos: Messi diante do Arsenal pela Champions League.  

LM : Qual seria sua seleção dos sonhos no futebol mundial (englobando todos os tempos) ?

Décio : Puxa, esse eu juro que vou pular e ficar em cima do muro. Não por falta de coragem, mas porquer seria injustiça. Eu não vi Puskas, Di Stefano, Garrincha, Didi, Zizinho... E anteriores, da década de 40, 30... O problema destas listas é que a gente acaba que bucas de 70 pra cá. Ou de 80 pra cá... E o velhinhos, coitados? Ou jogadores já mortos e muitos esquecidos? Prefiro dizer que amo o futebol por todos os gênios que, desde a Copa de 30, fizeram deste o esporte n;umero um da humanidade.  

LM : O que você acha que o Brasil tem que melhorar para que a Copa do Mundo de 2014 seja extremamente vitoriosa para nós ?

Décio : Acho que, no fundo, é meio casual. Claro que vc tem que fazer um bom trabalho, ter ótimos jogadores, renovar, dar espaço para o talento e ao mesmo tempo construir uma defesa sólida. Claro que vc precisa deixar o estilo brasileiro aparecer. Precisa de um time unido, de um preparo físico fantástico... 
Mas a diferença entre um título de Copa e uma derrota é muito pequena. E às vezes casual. 
Se agora, em Port Elizabeth, o Sjneider não tivesse cruzado uma bola que entrou sem querer, a história seria outra. Ele meteu na área, nao tocou em ninguém e foi pro gol. E aí os brasileiros entraram em pane. 
Se em 2002 o árbitro não tivesse errado diante da Bélgica poderíamos passar um vexame histórico, eliminados nas oitavas por uma seleção fraca.
Aí todos, especialmente nós jornalistas, entramos numa de criar teorias, teses científicas e o escambau. Para explicar algo quase casual. 
Dunga poderia ter levado o Ganso? Poderia. Poderia ser menos grosso e criado um clima de menos tensão? Poderia. 
Mas a diferença entre a glória e desgraça em uma Copa é um lance fortuito, um acaso. 
Acho que o Brasil está bem. Sempre haverá erros e acertos. E agora é torcer para que tudo dê certo. Craques nao faltam.  

LM : Qual é a torcida mais fervorosa do mundo, na sua opinião ?

Décio : Schalke e Borussia têm torcidas muito grandes e fiéis.
Flamengo e Corinthians são nações apaixonadas.
Mas acho que as torcidas mais efetivas do mundo, aquelas que mais fazem a diferença são as argentinas. A do Boca é um arraso.

LM : José Mourinho é o melhor técnico do mundo. Concorda com essa afirmação ?

Décio : Concordo. E os resultados provam isso.
Mas, como eu disse, o futebol é meio casual. E até o Mourinho erra um bocado.
Não estamos diante de uma ciência. Muito menos uma ciência exata.
Mas não tenho dúvidas de que ter o "special one" no banco, assim como ter o Muricy aqui no nosso estilo de jogo, é um belo passo para chegar aos títulos.

LM : Você acredita que Mano Menezes fará um bom trabalho frente a seleção brasileira ? Gostou do inicio de trabalho dele ?

Décio : Gostei. Eu até critiquei a primeira convocação dele mas depois também escrevi no blog que me arrependi, fui rabujento demais. Na verdade o que me ofendeu foi a falta de jogadores da Copa 2010 na primeira lista. Achei que, naquele momento, parecia injusto com os jogadores que ficaram em primeiro do ranking mundial por tanto tempo, que ganharam a Copa América e das Confederaçoes, que foram os primeiros das eliminatórias, dando chocolate nos argentinos. Parecia que depois do jogo com a Holanda todos viraram uns porcarias e mereciam o esquecimento e a condenação pública. na verdade nem pelo jogo todo, mas pelo segundo tempo contra a Holanda. Era injusto. 
Depois fui vendo que a intençao dele não era essa. Mano é um cara inteligente, educado, aberto ao diálogo, preparado para o cargo. Ele quer testar jovens, formar um time olímpico e, paralelamente, dar um descanso aos veteranos. 
Acho que o trabalho vai bem, mas fica prejudicado sem o maior nome brasileiro entre os jovens - disparado - que é o Ganso. 
Em novembro o amistoso é contra os argentinos. Aí, sem Ganso, não dá pra escalar só moleque, nao... Aos poucos ele  vai reincorporar alguns "veteranos"q ue têm qualidade e vontade de vestir a amarelinha: Kaká, Elano, Lúcio, Julio... eu espero que sim.

29 de outubro de 2010

Depois de 1 ano e meio, Ronaldinho Gaúcho está de volta á seleção brasileira


Ronaldinho Gaúcho está de volta à seleção brasileira. O jogador é a grande surpresa da convocação de Mano Menezes para o amistoso do dia 17 de novembro contra a Argentina, em Doha, no Catar.


A última partida de Ronaldinho pela seleção foi no dia 1º de abril de 2009, na vitória por 3 a 0 sobre o Peru.


A lista conta também com o lateral Rafael, do Manchester United. Neymar volta à equipe depois da polêmica com Dorival Júnior. O meia Douglas também foi convocado. Marcelo, do Real Madrid, e Hulk, do Porto, que foram elogiados durante a semana por Mano Menezes, ficaram de fora.


Confira a lista:

Goleiros

Victor - Grêmio
Jefferson - Botafogo
Neto - Atlético Paranaense

Defensores

Daniel Alves - Bacelona
Rafael - Manchester United
Thiago Silva - Milan
David Luiz - Benfica
Alex Costa - Chelsea
Rever - Atlético Mineiro
André Santos - Fenerbahçe
Adriano - Barcelona

Meias

Lucas - Liverpool
Jucilei - Corinthians
Sandro - Tottenham
Elias - Corinthians
Ramires - Chelsea
Douglas - Grêmio
Philippe Coutinho - Internazionale
Ronaldinho Gaúcho - Milan

Atacantes

Robinho - Milan
Neymar - Santos
Alexandre Pato - Milan
André - Dínamo de Kiev

28 de outubro de 2010

Special Selections World - Hungria

Seleção Húngara – Curiosidades e Estatísticas

O Garoto De Ouro Da Hungria

Florian Albert ainda é o único jogador húngaro de todos os tempos eleito jogador Europeu do Ano, em 1967. Nascido em 15 de setembro de 1941, na pequena cidade de Hercegszanto, próxima á fronteira com a antiga Iugoslávia, Albert passou toda sua carreira (1958-1974) jogando por um clube de Budapeste, o Ferencváros.


O jogador surgiu para o futebol como um garoto de ouro durante os anos em que o time húngaro era reconstruído, logo depois da revolução de 1956.

Um dos artilheiros da Copa do Mundo de 1962, com quatro gols, Albert, ajudou a Hungria a chegar ás quartas de final do torneio. Ao todo, marcou 32 gols em 75 partidas pela seleção nacional.

Quem Mais Atuou Pela Seleção


1 – József Bozsik – 101 jogos
2 – László Fazekas – 92 jogos
3 – Gyula Grosics – 86 jogos
4 – Ferenc Puskas – 85 jogos
5 – Imre Garaba – 82 jogos

Pontos Altos

1938 – A Hungria chega á final da Copa do Mundo, na França, mas perde de 4 a 2 para a Itália.
1953 – A seleção húngara torna-se a primeira de fora das Ilhas Britânicas a bater a Inglaterra em Wembley, goleando-a por 6 a 3.
1954 – Os húngaros chegam novamente á final da Copa do Mundo na Suíça e, embora favoritíssimos ao título, perdem por 3 a 2 para os alemães-ocidentais.
1964 – A Hungria alcança as semifinais da Eurocopa, disputada na Espanha.
1965 – O Ferencváros torna-se o primeiro clube húngaro (e único) a conquistar um título europeu, ao levantar o troféu da Taça das Cidades com Feiras (posteriormente denominada Copa da UEFA).
1972 – A Hungria chega ás semifinais da Eurocopa na Bélgica e perde por 1 a 0 para a União Soviética.
1986 – Última vez que a Hungria se classifica para a Copa do Mundo de futebol, no México.

Major Galopante

Ferenc Puskas foi um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos, detentor da incrível marca de 84 gols em 85 partidas pela Hungria e de 514 em 529 jogos na ligas húngara e espanhola.


Detentor do pé esquerdo mais letal da história do esporte, ele era conhecido como “Major Galopante” – por ter jogado pelo time do Exército, o Honved, antes de se transferir para o Real Madrid e atuar na Espanha.


Durante a década de 1950, ele foi o artilheiro máximo e capitão do lendário “Mágicos Magiares” (apelido dado á seleção nacional húngara), assim como do Honved.

Cabecinha De Ouro

Sandor Kocsis, artilheiro da Copa do Mundo de 1954 com 11 gols, era tão bom na jogada aérea que ficou conhecido como “O Homem da Cabeça Dourada”.


Em 68 partidas pela seleção húngara, ele marcou impressionantes 75 gols, sendo 21 deles divididos em hat-tricks. Seus números incluem ainda dois gols decisivos na prorrogação da semifinal contra o Uruguai, na Copa de 1954, quando a Hungria parecia estar prestes a ser derrotada.

26 de outubro de 2010

FIFA divulga lista para a Bola de Ouro ; 3 são os brasileiros na disputa

Foi divulgada nesta terça-feira em Zurique a lista dos 23 finalistas do troféu Bola de Ouro da Fifa, destinado ao melhor jogador do mundo. Três brasileiros foram lembrados: o goleiro Julio Cesar e os laterais Daniel Alves e Maicon. A Espanha é o país com o maior número de indicados, com sete integrantes da seleção campeã mundial.

Xavi, David Villa, Xabi Alonso, Iker Casillas, Carles Puyol, Andres Iniesta e Cesc Fabregas são os espanhóis candidatos ao prêmio de melhor do mundo. Também estão na disputa o português Cristiano Ronaldo, o uruguaio Diego Forlán e os holandeses Wesley Sneijder e Arjen Robben.

O único argentino da lista é Lionel Messi. A Alemanha contou com cinco representantes, e só perde para a Espanha em número de indicados: Miroslav Klose, Philipp Lahm, Thomas Müller, Mesut Özil e Bastian Schweinsteiger.
Para completar, a África tem três jogadores na disputa. Além do marfinense Didier Drogba, o ganense Asamoah Gyan e o camaronês Samuel Eto’o estão entre os indicados. Neste ano, a Fifa unificou o seu prêmio com a Bola de Ouro da revista France Football, e os vencedores serão conhecidos em cerimônia de gala no dia 10 de janeiro de 2011.
Entre as mulheres, a brasileira Marta, quatro vezes eleita a melhor do mundo, foi novamente indicada ao prêmio. Ela vai concorrer com Camille Abily (FRA), Fatmire Bajramaj (ALE), So Yun Ji (CDS), Birgit Prinz (ALE), Caroline Seger (SEE), Christine Sinclair (CAN), Kelly Smith (ING), Hope Solo (EUA) e Abby Wambach (EUA).
Haverá ainda a premiação para os treinadores, que não teve nenhum brasileiro indicado. Concorrem ao prêmio Carlo Ancelotti (ITA), Vicente del Bosque (ESP), Alex Ferguson (ESC), Pep Guardiola (ESP), Joachim Löw (ALE), José Mourinho (POR), Oscar Tabárez (URU), Louis Van Gaal (HOL), Bert Van Marwijk (HOL) e Arsene Wenger (FRA).
Créditos : UOL Esporte

Campeonato Paulista 2011 terá novo formato. Oito serão os times classificados para a segunda fase


O Campeonato Paulista de 2011 terá novidades em relação à edição passada. Nesta terça-feira, após reunião entre representantes dos 20 clubes e a Federação Paulista de Futebol, ficou definido que o torneio, agora, terá oito classificados para a fase final. Além disso, cada jogo terá seis árbitros: o trio de arbitragem tradicional, mais o quarto árbitro e dois auxiliares, um atrás de cada gol.
O jogo de abertura será em 16 de janeiro, em Lins. O Linense, campeão da Série A-2, receberá o Santos, atual campeão paulista. Entre os outros grandes, o Corinthians pega a Portuguesa, em casa, o São Paulo estreia contra o Mogi Mirim, no interior, e o Palmeiras recebe o Botafogo de Ribeirão Preto. 
No mais, as regras são as mesmas do ano passado: todos os times se enfrentam em turno único. A diferença é que não são mais quatro, e sim oito os classificados. Quartas de final e semifinal serão disputadas em jogo único, na casa do clube com melhor campanha. A decisão, em dois jogos, ocorre nos dias 8 e 15 de maio.
O novo formato agradou aos clubes, até mesmo os grandes. O presidente do Santos, Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro, destacou a importância de uma fase eliminatória para atrair a torcida.
- Gostei dessa ideia de oito classificados, entendemos que é melhor para torcida, mídia etc. Por pontos corridos já temos o Brasileiro, então é legal mexer com a emoção do torcedor. O Santos entra para defender o título - garantiu o presidente.
O Torneio do Interior está mantido, e só começa após a definição das semifinais. Isso porque se alguma equipe do interior do estado for eliminada nas quartas, ainda poderá disputar o prêmio de consolação.
Na tabela ainda consta o nome do Guaratinguetá, que está de malas prontas para Americana após o final da Série B do Brasileirão. No entanto, Marco Polo Del Nero confirmou que faltam apenas pequenos detalhes para a mudança ser consumada.


CONFIRA A PRIMEIRA RODADA DO PAULISTÃO 2011



Linense x Santos
Mogi Mirim x São Paulo
Corinthians x Portuguesa
Palmeiras x Botafogo
Noroeste x Santo André
Guaratinguetá x Bragantino
São Bernardo x Grêmio Prudente
Mirassol x Ponte Preta
Paulista x Ituano
Oeste x São Caetano


Créditos : Globo Esporte

25 de outubro de 2010

Na "rodada dos clássicos", Corinthians leva a melhor e cola na liderança

A 31° rodada do campeonato brasileiro foi reservada para 4 clássicos do nosso futebol. Eram eles Gre-Nal, Corinthians x Palmeiras, Cruzeiro x Atlético-MG e Vasco x Flamengo.

A rodada foi de extrema felicidade para dois times em especial. Corinthians e Atlético-MG levaram a melhor nos seus clássicos regionais e melhoraram as suas posições e condições dentro desse Brasileirão.

O Corinthians recebeu no Pacaembu o embalado Palmeiras, que vinha de 9 jogos sem derrota. Enquanto isso o Corinthians - mandante do jogo - não conseguia uma vitória havia 7 cotejos.



No entanto quem levou a melhor foi o time corinthiano que ganhou por 1 a 0 com gol de Bruno César e entrou de vez na briga ferrenha pelo título brasileiro. Já o Palmeiras se manteve no meio da tabela, ainda com chances da vaga pra próxima Libertadores.

No clássico mineiro tivemos um dos melhores jogos desse campeonato. Em um jogo de 7 gols, Obina foi a estrela, marcando 3 dos 4 gols do time atleticano. O Cruzeiro tinha a chance de se manter mais uma rodada na liderança, porém desperdiçou uma grande chance nesse clássico regional. O Atlético-MG conseguiu enfim, sair da zona de rebaixamento, depois de um longo tempo por lá e agora o time está decidido a se manter fora do chamado Z-4.



Nos outros clássicos da rodada tivemos dois empates. Grêmio e Inter ficaram no 2 a 2 e Vasco e Flamengo ficaram no 1 a 1 no estádio do Engenhão.

Nos outros jogos da rodada destacamos o Prudente que visitou o Santos na Vila Belmiro e conseguiu levar para casa os 3 pontos, depois de estar perdendo por 2 a 0 o time se reergueu e virou a partida no segundo tempo para 3 a 2, deixando a torcida santista indignada com seu time.

Confira todos os resultados da 31° rodada:

Sábado:

Botafogo 1x0 Vitória
Guarani 0x1 Atlético-GO

Domingo:

Corinthians 1x0 Palmeiras
Goiás 1x0 Avaí
Ceará 2x0 São Paulo
Atlético-PR 2x2 Fluminense
Cruzeiro 3x4 Atlético-MG
Santos 2x3 Prudente
Grêmio 2x2 Internacional
Vasco 1x1 Flamengo

24 de outubro de 2010

2010/2011 será a temporada do Real Madrid ?


Real Madrid é sinônimo de um time vencedor, que sempre entra em competições visando o título. O maior campeão da extinta Copa do Campeões traz muita tradição em seu nome, porém nos últimos anos perdeu um pouco dessa hegemonia dentro da Europa e até mesmo na Espanha.

O Barcelona conseguiu montar um time muito homogêneo e competitivo que lhe rendeu muitos títulos importantes nos últimos 5 anos.

Os "Galacticos" já tentaram de tudo nestes últimos anos para tentar enfim se equiparar ao fabuloso Barcelona, porem tudo isso foi em vão, pois Lionel Messi e sua "trupe" conseguiram transformar o futebol do Barcelona em algo realmente bonito de ver.


Enquanto isso, o Real Madrid investia pesado em contratações, o que por muito tempo não surtiu efeito. Na temporada passada o time da capital espanhola trouxe nada mais, nada menos que Cristiano Ronaldo e Kaká para enfim formar um time poderoso e vitorioso.

Mas, no fim da temporada 2009/2010 não foi o que vimos. O Barcelona conseguiu levar novamente o campeonato espanhol e chegou ás semi-finais da UEFA Champions League. Enquanto isso o Real Madrid de Kaká e Ronaldo ficaram apenas com o vice-campeonato espanhol e pararam nas oitavas-de-final da UEFA Champions League contra o modesto Lyon.

O presidente do Real Madrid resolveu então, investir não apenas em jogadores, mas também no treinador e manager do time. E foi ai que surgiu a contratação de José Mourinho - o atual campeão da UEFA Champions League - com a Internazionale.


Além de Mourinho, o time merengue trouxe também o zagueiro português Ricardo Carvalho, vindo do Chelsea, os meio campistas Özil e Khedira - destaques da Alemanha na Copa do Mundo - o também meia Di María vindo do Benfica, entre outras contratações.


Enfim, o time se fortaleceu e começou a mostrar uma nova cara neste inicio de temporada 2010/2011. Mourinho conseguiu jogar o seu modo de treinar logo no começo de seu trabalho e assim demonstra ser certamente um dos melhores treinadores do mundo.

Cristiano Ronaldo está novamente jogando o seu melhor futebol, de tempos passados. A defesa do Real Madrid que em temporadas passadas era uma verdadeira mãe, está bem postada e sofrendo poucos gols. E o meio campo está trabalhando bem e funcionando como uma máquina.


Então fica a pergunta: esse será o ano do Real Madrid ?

PSV goleia Feyenoord por 10 a 0 e mantém a liderança do Campeonato Holandês


O PSV humilhou o Feyenoord neste domingo, no estádio Phillps, pela 10ª rodada do Campeonato Holandês: 10 a 0, com três gols do atacante brasileiro Jonathan Reis. Foi a maior derrota que o time visitante já sofreu em sua história.
A goleada mantém o PSV sozinho na liderança, agora com 24 pontos. O segundo colocado é o Twente, que bateu o Den Haag por 3 a 2 e chegou a 22. O Ajax, em terceiro, soma 21, empatado com o Roda. O Feyenoord vive em crise, na 16ª posição, com oito.
Aos 21 anos, Jonathan Reis chegou ao PSV em 2007 após jogar nas categorias de base do Atlético-MG. No início deste ano, o atacante foi afastado do time por ter sido flagrado em um exame antidoping. Neste domingo, ele marcou o primeiro, o terceiro e o sexto gols da equipe neste domingo. Afellay, Toivonen, Lens (duas vezes), Dzsudzsak (duas vezes) e Engelaar também marcaram.
- Antes de um clássico sempre se espera um jogo apertado e um placar mínimo, por isso a surpresa por participar de uma vitória elástica como essa que já entrou para a história. Mas sem desmerecer o rival fizemos por merecer o placar. Acho que partir para cima e ficar sem firula é a melhor maneira de respeitar o adversário - disse o zagueiro Marcelo (ex-Santos), do PSV.
A vida do líder ficou mais fácil a partir dos 34 minutos do primeiro tempo, quando o jogo estava 1 a 0: Leerdam  foi expulso e deixou o Feyenoord  com um a menos. Oito gols da partida saíram na etapa final. Antes do vexame em Eindhoven, a maior derrota da equipe havia sido de 8 a 2 para o Ajax, em 1983.
Créditos : Globo Esporte

Arsenal vence Manchester City por 3 a 0 e assume a vice-liderança


No grande jogo da nona rodada do Campeonato Inglês, neste domingo, o Arsenal se aproveitou da expulsão precoce do jovem zagueiro Boyatta, venceu o Manchester City fora de casa por 3 a 0 e assumiu a vice-liderança da competição.

O time comandado por Arsène Wenger chega aos mesmos 17 pontos do City e do United, que mais cedo derrotou o Stoke City por 2 a 1, mas possui melhor saldo de gols do que os rivais. Porém, ainda está cinco pontos atrás do Chelsea, que ontem venceu o Wolverhampton por 2 a 0.


No primeiro tempo, o clube de Roberto Mancini iniciou pressionando e quase abriu o placar por duas vezes, com David Silva e Carlos Tevez. Porém, o panorama do jogo mudou aos 5 minutos, quando Boyatta cometeu falta em Chamakh no mano-a-mano e foi expulso.


A partir de então, o Arsenal dominou o duelo e criou as melhores chances até abrir o placar com Nasri, aos 21 minutos, após passe de Arshavin pela direita de ataque. Aos 41 minutos, Kompany fez pênalti em Fábregas, e o próprio espanhol cobrou, mas o goleiro Joe Hart defendeu.

No segundo tempo, o volume de jogo dos Gunners continuou alto, e o camaronês Song, aos 22 minutos, aproveitou confusão dentro da área para tocar no ângulo direito de Hart. 'Cozinhando' a partida e apostando nos contra-ataques, o Arsenal decretou o placar final aos 43 minutos, com Bendtner, recuperado de lesão, que recebeu lançamento e tocou na saída do goleiro do City.

Na próxima rodada, o Arsenal faz o clássico de Londres contra o West Ham, no Emirates Stadium, enquanto o Manchester City visita o Wolverhampton no Molineux Stadium.


Confira a 9° rodada completa:

Sábado:

Tottenham 1x1 Everton
Birmingham 2x0 Blackpool
Wigan 1x1 Bolton
Sunderland 1x0 Aston Villa
Chelsea 2x0 Wolverhampton
West Brom 2x1 Fulham
West Ham 1x2 Newcastle

Domingo:

Stoke 1x2 Manchester United
Liverpool 2x1 Blackburn
Manchester City 0x3 Arsenal

Créditos : ESPN Brasil

21 de outubro de 2010

Special Selections World - Portugal





Seleção Portuguesa – Curiosidades e Estatísticas


A Pantera Negra

Nascido em Moçambique, Eusébio da Silva Ferreira foi nomeado “Jogador de Ouro” no evento que marcou o 50° aniversário da UEFA, em 2004. Contratado pelo Benfica em 1960, aos 18 anos de idade, ele alcançou um hat-trick logo em sua segunda partida pelo time português – contra o Santos, em um torneio amistoso em Paris – ofuscando a jovem estrela do time adversário, Pelé.


Eusébio ajudou o Benfica a conquistar sua segunda Liga dos Campeões da Europa em 1962, foi nomeado Jogador Europeu do Ano em 1965 e levou Portugal ao terceiro lugar na Copa do Mundo de 1966, torneio em que foi artilheiro, com nove gols.


Atacante fenomenal, Eusébio marcou 320 gols em 313 jogos no Campeonato Português e levou a Chuteira de Ouro Européia em 1968 (repetindo o feito em 1973). Sua marca de 41 gols pela seleção só foi superada por Pauleta, que precisou de 24 partidas a mais para marcar apenas seis gols a mais.

Nuvem Vermelha


O recorde de cartões vermelhos dados em uma Copa do Mundo é de quatro, ocorrido no jogo entre Portugal e Holanda, em 2006. Costinha e Deco foram expulsos do lado português, enquanto Boulahrouz e Giovanni van Bronckhorst levaram vermelho pela Holanda.

Quem mais atuou pela seleção



1 – Figo – 127 jogos
2 – Fernando Couto – 110 jogos
3 – Rui Costa – 94 jogos
4 – Pauleta – 88 jogos
5 – João Vieira Pinto – 81 jogos
6 – Vitor Baía – 80 jogos
7 – Ricardo Pereira – 79 jogos
8 – Nuno Gomes – 72 jogos
9 – João Pinto – 70 jogos
10 – Simão Sabrosa – 68 jogos

Cristiano Ronaldo

O segundo nome de Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro deu-se porque seu pai era um grande admirador do presidente dos EUA, Ronald Reagan. Torcedor do Benfica na infância, Cristiano Ronaldo começou sua carreira no rival local, o Sporting, antes de se transferir para o Manchester United, em 2003.


A temporada de 2008 para o português foi fantástica: Campeão e Chuteira de Ouro do Campeonato Inglês, Campeão da Liga dos Campeões da Europa, Chuteira de Ouro da Europa e, para coroar todas essas conquistas, tornou-se o segundo jogador português a vencer o prêmio de Melhor Jogador do Mundo, entregue pela FIFA.


Maiores Artilheiros


1 – Pauleta – 47 gols
2 – Eusébio – 41 gols
3 – Figo – 32 gols
4 – Nuno Gomes – 29 gols
5 – Rui Costa – 26 gols
6 – João Vieira Pinto – 23 gols
7 – Nené – 22 gols
8 – Cristiano Ronaldo – 21 gols
9 – Simão Sabrosa – 18 gols
10 – Jordão – 15 gols

A “Geração de Ouro”


A chamada “Geração de Ouro” de Portugal, após vencer duas Copas do Mundo sub-20 seguidas, em 1989 e 1991, com jogadores como Luis Figo, Fernando Couto, Rui Costa, Nuno Gomes e Sérgio Conceição, nunca conseguiu repetir o sucesso na equipe adulta, mesmo tendo chegado á semifinal da Eurocopa de 1996, á final da Eurocopa 2004 e á semifinal da Copa de 2006.

Goleiro mais atuante


Vitor Baía, um dos dois únicos goleiros a conquistar os três principais torneios europeus (Liga dos Campeões da Europa, Copa UEFA e extinta Recopa Européia), estabeleceu o recorde de partidas pela seleção de Portugal: 80. Em 1999, ao deixar o Barcelona e retornar para seu ex-clube, o Porto, o goleiro não encontrou sua camisa de número 1 disponível, optando pelo número 99, que mais tarde nomeou sua instituição de caridade, “Vitor Baía 99”.

19 de outubro de 2010

Real Madrid joga bem, convence e segue 100% em sua chave na Champions


No esperado jogo, que colocou frente a frente os dois clubes que mais venceram a Liga dos Campeões, o Real Madrid resolveu as coisas rapidamente. Sem ter sua superioridade questionada em nenhum momento do jogo, a equipe de José Mourinho venceu facilmente o Milan, por 2 a 0, e disparou na liderança do Grupo G da competição, com nove pontos. O time italiano, por sua vez, ficou com quatro pontos.
O começo do jogo foi atrapalhado por um torcedor, que invadiu o campo no primeiro minuto. Já conhecido (de nacionalidade italiana, vestia uma camisa do Super-Homem), o homem foi detido pela segurança do estádio.
Resolvido o problema, o Real Madrid começou a atacar. Aos seis minutos de jogo, Ángel di María recebeu a bola na intermediária, veio com a bola dominada e arriscou o chute, que passou muito por cima do gol defendido por Marco Amelia.
Muito mais ofensivo, não demoraria muito para que o time da casa fizesse 1 a 0. Aos 12 minutos, Pato cometeu falta para, na meia-lua, Cristiano Ronaldo cobrar falta. E o português efetuou chute rasteiro, no meio da barreira, que se abriu, indo no canto esquerdo de Amelia e abrindo o placar.
Irresistível, o Real já ampliou a vantagem no instante seguinte. Pela esquerda, Cristiano Ronaldo chegou até a linha de fundo e cruzou rasteiro. E, na entrada da área, Mesut Özil arriscou o chute. A bola desviou em Daniele Bonera, tirando Amelia do lance, e foi direto para as redes, decretando o 2 a 0 madridista.
Somente depois de sofrer os gols, o Milan passou a atacar. Aos 15 minutos, após cruzamento para a área, Zlatan Ibrahimovic ajeitou de cabeça para Alexandre Pato, que tentou chutar. Porém, Ricardo Carvalho impediu a jogada. E o time tentaria novamente aos 25, quando, em lançamento para a área, Andrea Pirlo completou de cabeça, passando para Ibrahimovic, que tentou chutar, mas foi travado por Ricardo Carvalho.
Porém, apenas depois viriam as maiores oportunidades para o time italiano marcar. Aos 29 minutos, Pirlo cobrou falta, exigindo de Iker Casillas boa defesa. E, aos 34, Seedorf recebeu de Ronaldinho a bola, pela esquerda da grande área, e arriscou chute, mandando por cima do gol.
Mas o primeiro tempo terminaria com o Real Madrid pressionando. Aos 40 minutos, Di María veio desde o meio-campo com a bola dominada, mas falhou na hora do chute, permitindo a defesa de Amelia. E, aos 43, Özil fez triangulação com Cristiano Ronaldo, e entrou pela área chutando. Porém, Amelia defendeu.
E os Merengues começaram o segundo tempo, novamente, no ataque. Aos sete minutos, pela direita, Di María cruzou para a área, e Gonzalo Higuaín cabeceou, mas mandou a bola para as mãos de Amelia.
O Real continuou em busca do terceiro gol. E ele quase veio, em duas jogadas envolvendo Marcelo. Aos 17 minutos, o lateral esquerdo passou a bola a Di María, que arrematou, pela direita da grande área. Mas Daniele Bonera impediu o chute. E, aos 21, o brasileiro carregou a bola até as proximidades da área, deixando com Higuaín. O argentino chutou, mas Amelia defendeu.
A última grande jogada do Real veio aos 26 minutos. Marcelo fez jogada individual pela esquerda, e cruzou para a área. E Cristiano Ronaldo cabeceou, mandando a bola para fora. No final, Robinho, que substituiu Ronaldinho, chutou para a defesa de Casillas. Mas foi a última chance milanista, num jogo em que a vitória do Real foi merecida.
Confira a terceira rodada completa:

* Horários de Brasília



Terça-feira
Grupo E

Bayern de Munique 3 x 2 Cluj
Roma 1 x 3 Basel

Grupo F

Spartak de Moscou 0 x 2 Chelsea
Olympique de Marselha 1 x 0 Zilina

Grupo G

Real Madrid 2 x 0 Milan
Ajax 2 x 1 Auxerre

Grupo H

Arsenal 5 x 1 Shakhtar Donetsk
Sporting Braga 2 x 0 Partizan


Quarta-feira
Grupo A

16h45 - Inter de Milão x Tottenham
16h45 - Twente x Werder Bremen

Grupo B

16h45 - Lyon x Benfica
16h45 - Schalke 04 x Hapoel Tel-Aviv

Grupo C

16h45 - Manchester United x Bursaspor
16h45 - Rangers x Valencia

Grupo D

16h45 - Barcelona x Copenhague
16h45 - Panathinaikos x Rubin Kazan


Créditos : Trivela