18 de outubro de 2009

Base de Dunga protagoniza lista de indicados à Bola de Ouro; Messi é favorito

A revista France Fottball divulgou neste domingo a lista de indicados à Bola de Ouro, segundo prêmio mais prestigiado do mundo para o melhor jogador da temporada (atrás apenas de premiação semelhante feita pela Fifa).

Único argentino da lista, o atacante Lionel Messi é o grande favorito ao título deste ano graças à temporada de sucessos do Barcelona, que conquistou a Liga dos Campeões, o Campeonato Espanhol e a Copa do Rei. Seu maior rival é mais uma vez o português Cristiano Ronaldo, vencedor do prêmio em 2008.

Mas apesar de o argentino e o português aparecerem como principais concorrentes e de a Espanha ter o maior número de indicados (seis), o Brasil é o grande destaque da lista. Se no ano passado apenas Kaká concorreu à Bola de Ouro, desta vez são cinco os jogadores do país presentes no rol.

Campeão em 2007, o meia-atacante do Real Madrid mais uma vez aparece na lista. Destaque da seleção brasileira comandada pelo técnico Dunga, Kaká ainda tem a companhia de outros três nomes de confiança do treinador: o atacante Luís Fabiano, do Sevilla, e o goleiro Júlio César e o lateral Maicon, ambos da Inter de Milão.

O quinto nome brasileiro entre os indicados é Diego, que na temporada passada atuou pelo Werder Bremen e agora é o maestro do meio-campo da Juventus.

Depois de Espanha e Brasil, Inglaterra e França são os países com o maior número de indicações, quatro para cada. Já a Itália, campeã mundial de 2006, e a Alemanha, vice-campeã europeia no ano passado, não colocaram um jogador sequer na lista.

O vencedor da Bola de Ouro 2009 será anunciado em 1º de dezembro, uma terça-feira.

INDICADOS À BOLA DE OURO 2009

Espanha: Casillas (Real Madrid), Fabregas (Arsenal), Fernando Torres (Liverpool), Xavi (Barcelona), David Villa (Valencia), Iniesta (Barcelona)

Brasil: Diego (Werder Bremen e depois Juventus), Júlio Cesar (Inter de Milão), Kaká (Milan e depois Real Madrid), Maicon (Inter de Milão), Luís Fabiano (Sevilla)

Inglaterra: Gerrard (Liverpool), Lampard (Chelsea), Rooney (Manchester United), Terry (Chelsea)

França: Gourcuff (Bordeaux), Thierry Henry (Barcelona), Ribéry (Bayern de Munique), Benzema (Lyon e depois Real Madrid)

Costa do Marfim: Yaya Touré (Barcelona), Drogba (Chelsea)

Argentina: Messi (Barcelona)

Portugal: Cristiano Ronaldo (Manchester United e depois Real Madrid)

Suécia: Ibrahimovic (Inter de Milão e depois Barcelona)

Camarões: Eto'o (Barcelona e depois Inter de Milão)

Rússia: Arshavin (Arsenal)

País de Gales: Ryan Giggs (Manchester United)

Bósnia: Edin Dzeko (Wolfsburg)

Uruguai: Forlán (Atlético de Madri)

Sérvia: Vidic (Manchester United)

Nenhum comentário:

Postar um comentário